sexta-feira , abril 19 2024

Abertas as inscrições para a 41ª Coxilha Nativista

Com o tema “A Coxilha Nativista canta os 200 anos de Cruz Alta”, o festival ganha um formato diferente em consequência da pandemia da Covid-19. O evento será realizado de 28 a 31 de julho de forma virtual e o local será o Clube Arranca, cedido gentilmente pelo Presidente Rafael Reis. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira em entrevista coletiva, realizada na Casa de Cultura Justino Martins.

Paralelamente a competição musical, será realizada a 2ª edição da Coxilha vai às ruas e oficinas nos dias 18,20, 22, e 24 de julho, percorrendo também os bairros de Cruz Alta.

Confira a programação:

-Palestra sobre os principais ritmos gaúchos destinada aos professores da rede municipal, com o percussionista Sandro Cartier;

-Workshop com o percussionista Marcelo Pimentel e construção de instrumentos com a utilização de material reciclável;

-Workshop Caminha do Bem – O Violão Vai à Escola com o violonista Marcello Caminha;

-Teatro musical, a Fubica da Vovó com o músico e cantor Tuny Brum, trazendo músicas de Humberto Gabbi Zanatta.

Já a 4ª edição da Coxilha Instrumental vai contar com os shows de Matheus Alves & Guilherme Goulart, João Paulo Deckert, Renato Borghetti, Joca Martis, Marcelo Caminha e Lucio Yanel, Leo Soares, João Vicente e Leonel Gomez.

A CCGL é pelo quarto ano a patrocinadora oficial do Projeto Coxilha Instrumental, responsável pelos espetáculos do festival, bem como pela estrutura do evento, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

As inscrições para 41ª Coxilha Nativista  iniciam hoje e vão até o 7 de junho, através do e-mail inscricoescoxilhanativista@gmail.com. A divulgação das músicas classificadas para o festival será no lançamento oficial, marcado para o dia 12 de junho, oportunidade em que serão anunciadas as novas prendas do evento.

A Prefeita Municipal Paula Rubin Facco Librelotto, enfatizou que os protocolos serão elaborados pela Secretaria de Saúde, todos artistas e profissionais que trabalharão no evento, e também a imprensa serão testados para Covid-19. “A presença de público ainda não está definida. Vamos esperar até junho para tomar essa decisão. O que estamos divulgando hoje é a Coxilha de forma virtual com 3 dias de competição com premiação, já que o ano passado devido a atual situação não foi possível. Esse ano será realizado e queremos muito que venham artistas regionais, estaduais, mas queremos mais ainda a participação dos músicos locais. Cruz Alta cantará os seus 200 anos nos palcos da Coxilha Nativista e esperamos premiar muitos artistas cruzaltenses e temos certeza que esses prêmios farão a diferença nesse momento tão difícil para a cultura.

A Coordenadora de Cultura, Turismo, Artes e Eventos Shana Reis, disse que a essência da Coxilha está na competição e por isso, mesmo que virtualmente, ela deve ser realizada. “No ano em que nosso município completa 200 anos, temos que valorizar principalmente nossos artistas, por isso que das 20 músicas classificadas, 10 serão de cruzaltenses e acreditamos que é uma forma de homenagearmos nossa cidade”.

O Produtor Cultural João Bosco Ayala, reafirmou a consolidação da Coxilha Instrumental como palco importante para a música gaúcha. “Acredito que a Coxilha Instrumental é um grande palco que abriu um espaço nobre, dentro do universo dos festivais, para uma vertente da música que é tão importante. No nosso estado, temos uma grande quantidade de instrumentistas que fazem carreira nacional e internacional e podem mostrar seu talento para a nossa comunidade. Neste ano vamos ver uma Coxilha Instrumental extremamente viva, em um ano difícil para todos, e continuando com o papel de trazer arte de qualidade para a comunidade cruz-altense. Vamos continuar valorizando o músico local e trazer artistas consagrados. Hoje a Coxilha instrumental é um evento maduro e muito consciente de seu papel com a cultura, com Cruz Alta e com a arte de modo geral”.

Também integraram a mesa oficial da coletiva, o Secretário de Orçamentos e Finanças José Roberto Pieniz, o Procurador Geral do município Vitor Giacomini, Vladimir Colombeli, servidor integrante da Comissão Organizadora e o Presidente do Clube Arranca, Rafael Reis.

Verifique também

Assinado contrato para ínicio das Obras na Escola Margarida Pardelhas, investimento será de 18 milhões

Melhorias na Margarida Pardelhas serão realizadas por meio do Programa Lição de Casa e beneficiarão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *