sexta-feira , março 29 2024

Unicruz Retomará Aulas Presenciais no próximo dia 24 de Maio

Alunos do 1º ao 4º semestre retornarão às aulas presenciais no próximo dia 24 de maio

Em comunicado oficial, a Universidade de Cruz Alta anuncia o retorno gradual da presencialidade, previsto para o próximo dia 24 de maio.  Serão retomadas as atividades presenciais em disciplinas teóricas, do primeiro ao quarto semestre dos cursos de Graduação, cujo tamanho da turma seja igual ou inferior à capacidade máxima da sala de aula. Nos casos em que o tamanho da turma exceda à capacidade do espaço, a aula continuará de modo remoto síncrono, até o fim deste semestre letivo.

Além disso, as Coordenações dos Cursos têm autonomia para propor à Pró-Reitoria de Graduação o retorno presencial de outras disciplinas teóricas dos semestres subsequentes (a partir do 5º semestre), mediante justificativa, sujeita à apreciação e aprovação do Centro de Operações de Emergências em Saúde para a Educação da Universidade de Cruz Alta (COE-E/local) e da Pró-Reitoria de Graduação.

Os protocolos de biossegurança para o retorno das atividades presenciais são seguidos desde o ano passado pela Unicruz, na organização das aulas práticas e estágios. Todas as medidas de segurança foram reforçadas e analisadas pelo (COE-E local), juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação, bem como as adequações em todas as instalações da Instituição para receber a comunidade acadêmica presencialmente.

O Pró-reitor de Graduação, professor Regis Deuschle, ressalta que “é muito importante retomarmos as atividades presenciais na Universidade, tanto no aspecto do ensino quanto para nós voltarmos a ter uma rotina de maior normalidade, enquanto sociedade. Neste momento, é imprescindível que todos nós tenhamos uma aderência completa aos protocolos de segurança e de circulação adotados pela Instituição. Contamos com a consciência de cada um em cuidar de sua própria segurança e também daqueles que convivem conosco, enquanto retomamos as nossas atividades presenciais”.

 

Orientações sobre a rotina no Campus

As aulas não terão intervalo, com início às 19h e término às 22h. Ao chegar na Universidade, o estudante deve se dirigir diretamente à sua sala de aula, aferindo sua temperatura no caminho. O percurso contará com sete pontos para aferição: Prédio Central, Ginásio, Prédio 10 (Fisioterapia e Estética), Prédio 12 (CCHS),  Prédio 01 (Laboratórios),  Prédio  da Arquitetura e no  Hospital Veterinário.

As salas de aula estarão devidamente sinalizadas com sua capacidade de ocupação máxima, orientações para permanência no ambiente e já organizadas, conforme o protocolo de distanciamento de 1,5 metros. Também estarão devidamente abertas e ventiladas para receber os alunos.

Conforme já instituído no plano de contingência aprovado no ano passado, a Universidade dispõe de uma sala para quarentena e encaminhamento aos serviços de saúde de qualquer pessoa que eventualmente apresente sintomas da Covid-19, nas dependências da Instituição. Cada aluno irá receber um frasco de álcool em gel recarregável. A Unicruz disponibilizará pontos de recarga na recepção, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e no Centro de Ciências da Saúde e Agrárias (CCSA).

Outras medidas que também devem ser respeitadas por toda a comunidade acadêmica:

– é obrigatório o uso de máscara para circular na Instituição e para a permanência na sala de aula. O professor, durante a sua explanação, poderá fazer uso de protetor facial (face shield), a fim de facilitar a comunicação;

– higienização constante das mãos, ao entrar e ao sair da sala de aula, quando tossir ou espirrar, quando tocar superfícies como corrimões, botões do elevador, maçanetas, interruptores, instrumentos laboratoriais e livros;

– não abraçar, não apertar as mãos, não trazer chimarrão, não fazer lanche coletivo, não compartilhar objetos pessoais e não trocar as classes de lugar.

 

Orientações sobre a NÃO PRESENCIALIDADE  de alunos ou professores

 Em relação aos acadêmicos, será possibilitada a opção de não participação dos encontros presenciais para aqueles que apresentarem justificativa, como atestado médico informando expressamente a impossibilidade e/ou outra condição definida no documento, o qual deverá ser encaminhado ao respectivo Centro de Ensino, para protocolo e ciência da Coordenação de Curso. Serão oferecidas pelos professores, atividades alternativas a serem disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em substituição ao encontro presencial, exceto aulas gravadas. Para os demais alunos que não participarem dos encontros presenciais por motivos diversos, os mesmos materiais estarão disponíveis no ambiente Moodle de cada disciplina.

Já em relação aos professores, também será facultada a continuidade no sistema remoto, desde que apresentado atestado médico atualizado ao Setor de Medicina do Trabalho, contendo o motivo expresso do impeditivo. O atestado deverá ser entregue ao Setor até a data de reinício das atividades e, também, será avaliado pelo COE-E local, para fins de registro e controle. O COE-E local poderá solicitar informações adicionais para comprovação das situações que não permitam a presencialidade.

A Unicruz planeja o retorno presencial de todas as atividades acadêmicas para o início do próximo semestre.

Para mais informações, questionamentos ou entender melhor como será a nova rotina no Campus, fique atento aos nossos canais oficiais de comunicação.

Fonte: Unicruz

Verifique também

Concurso Público: Candidatos já podem conferir horário e local de prova

A Administração Municipal divulgou na última quinta-feira, 14, o Edital com horários e locais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *