quinta-feira , abril 25 2024

Nova remessa do kit intubação começa a ser entregue nesta terça-feira (18/5)

Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta irá receber  Cisatracúrio (790 ampolas) e Haldol (50 ampolas).

A Secretaria da Saúde (SES) e o Exército Brasileiro farão a entrega de 17.535 medicamentos, entre terça (18/5) e quinta-feira (20/5), para uso no procedimento de intubação de pacientes com dificuldades respiratórias nos hospitais públicos gaúchos. Os medicamentos cisatracúrio, haldol, dexmetomedina e etomidato são sedativos e bloqueadores neuromusculares que fazem parte do chamado kit intubação. Serão beneficiados 43 hospitais públicos, em 39 municípios, que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), escolhidos para receber os medicamentos com base em um levantamento semanal dos estoques destes insumos realizado pela SES junto à rede hospitalar.

O lote é formado por 15 mil ampolas de cisatracúrio, doadas pela empresa Vale ao Ministério da Saúde; 300 ampolas de haldol; 1585 ampolas de dexmetomedina; e 650 ampolas de etomidato, os últimos três adquiridos por ata de compra da SES.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo SUS.

Já foram entregues aos hospitais gaúchos cerca de 600 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, desde o início da pandemia.

O levantamento semanal realizado pela SES busca acompanhar a quantidade dos 22 itens do kit intubação na rede hospitalar. Já foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Estado do RS.

Distribuição
Os medicamentos serão distribuídos pelo 3º Grupamento Logístico, a partir do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita. Desta vez, as cargas serão entregues em pontos focais, onde os hospitais daquela região deverão buscar. Por exemplo, os medicamentos dos hospitais de Garibaldi, Vacaria, Caxias do Sul e Bento Gonçalves serão todos entregues na Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs). Serão sete rotas distintas, saindo por volta das 7h desta terça-feira (18/5).

 

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *