quarta-feira , abril 24 2024

Vereador Dr. Paulo Viecili Promove reunião para tratar de atrasos nos pagamentos de médicos do HSVPCA

POR SOLICITAÇÃO DE MÉDICOS, O VEREADOR DR PAULO VIECILI PROMOVE REUNIÃO ENTRE MÉDICOS PRESTADORES DE SERVIÇOS AO HSVP-CA, ASSOCIAÇÃO DAS DAMAS DE CARIDADE, PREFEITURA DE CRUZ ALTA, INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E CIÊNCIA DA SAÚDE – IAHCS E SINDICATO MÉDICO DO RIO GRANDE DO SUL -SIMERS

Na noite da última quinta-feira (14) foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores, por solicitação dos médicos prestadores de serviços do HSVP-CA a fim de debater com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) a situação pela qual os médicos vêm passando. Estiveram presentes na reunião o Diretor Médico do SIMERS Dr Willian Adami, assessor jurídico do SIMERS José Antônio Carrazzoni dos Reis Júnior, Prefeita Dra. Paula Facco, Direção das Damas de Caridade Sra Luciane Dreher e o Diretor de Operações do Hospital São Vicente de Paulo Sr Marco Aurélio, médicos prestadores de serviço do Hospital São Vicente de Paulo, os Vereadores Dr Paulo Viecili, José Moura Amaral (Zeca Amaral), João Augusto Telles, Matheus Amaral, José Martins (Taquara) e Gustavo Bilibio, presidente e membros da comissão permanente de Saúde da Câmara de Vereadores. O IAHCS não se fez presente e nem enviou representantes.

Estiveram presentes os médicos coordenadores e membros do pronto atendimento, coordenadores e médicos dos serviços de ginecologia-obstetrícia, cirurgia geral, pediatria, clínica médica, ortopedia e traumatologia, cirurgia vascular, radiologia, unidade clínica e UTI-Covid II, e da cirurgia buco-maxilo-facial. Entre os assuntos trazidos pelos médicos prestadores de serviços destacaram-se retenção e não pagamento dos honorários médicos aos prestadores médicos que não vem sendo pagas desde 2019, a ausência de um diretor técnico presencial na instituição de saúde além da ausência de um diretor financeiro, entre outras reivindicações feitas desde fevereiro de 2020 e que ainda não foram atendidas a contento para o bom funcionamento da instituição.

Dr. Élvio Pereira fez um breve histórico das dificuldades institucionais relatando que houve uma piora tanto financeiramente como do ponto de vista da relação médico-institucional e que o IAHCS veio com a promessa de melhorias e isso não ocorreu. Dr. Lucas Pereira relatou que a fama da instituição de má pagadora é estadual e que por isso ocorrem dificuldades para que novos médicos especialistas aceitem vir trabalhar no HSVP.

De acordo com o Dr. Eduardo Pilar, o Estado repassa ao hospital os pagamentos dos honorários médicos mensalmente, e que se pode comprovar através de consulta no Portal da Transparência, e que a empresa administradora do Hospital não repassa aos prestadores do serviços. O Dr. João Pedro Calçada relatou que sua demissão do cargo de diretor técnico se deu por assédio moral da empresa gestora, provocando grandes desgastes entre os médicos do corpo clínico da instituição. O Diretor Médico do SIMERS, Dr Willian Adami destacou um paradoxo existente, pois a empresa gestora do hospital é uma empresa especializada em gestão hospitalar, inclusive com cursos de pós-graduação em diversas áreas de gestão e que não vem exercendo na instituição os mesmos princípios ensinados em seus cursos e treinamentos, havendo assim uma capacidade duvidosa na gestão, na transparência na condução administrativa do hospital.

Destacou, ainda, de modo enfático de que se não houver medidas urgentes o hospital ficará desassistido que pode refletir em danos na prestação de assistência à população de Cruz Alta, para aqueles que vierem a necessitar dos auxílios da casa de saúde. A prefeita, Dra. Paula Facco, em usa fala, salientou que já é notório a procura de pacientes à Secretaria Municipal de Saúde em virtude das dificuldades à assistência aos pacientes, e isso tem que ser resolvido o mais rápido possível, ainda mais que a prefeitura vem honrando pontualmente com os auxílios financeiras à instituição, inclusive cedendo um milhão de reais (R$ 1.000.000,00), no mês de março, para dirimir as deficiências financeiras da casa de saúde. Ainda, a Prefeita, enfatizou que o problema de gestão em que se encontra o hospital e que vem se agravando tem que ser melhor resolvido o mais rápido possível.

O Vereador Dr. Paulo Viecili destacou que os profissionais médicos se encontram bastante estressados, não somente devido aos problemas financeiros relatados, e também pela falta de condições de trabalho, clima organizacional hostil, inclusive por assédio moral por parte da direção gestora.  Ainda, Dr. Paulo Viecili relatou que com a pandemia do Coronavirus, houve mais pressão sob as equipes médicas aumentando o desgaste, e que não foi procurado por auxílio para não parecer oportunismo, e devido a remissão da pandemia, os médicos optaram e procurar auxílio de entidade e autoridades para que os problemas não se ampliem e não se agravem ainda mais. Dra. Jibse Marchioro traz que o corpo clínico vem se movimentando através de união e resiliência, mas que todo profissional que presta serviço merece receber pagamento e condições adequadas de trabalho.

O vereador   Dr Paulo Viecili destacou que um dos objetivos da reunião era, para fins de proposição, entregar um documento com alguns compromissos e reivindicações ao IAHCS, e que devido a sua ausência, as proposições seriam entregues então à Presidente das Damas de Caridade, sendo as principais a constar a seguir: 1) A imediata não retenção de pagamentos e honorários médicos; 2) Celebração de contrato de trabalho com as equipes de prestadores de serviços, num prazo máximo de 30 dias; 3) Nomeação imedidata de um Diretor Técnico que seja fixo e atuante do corpo clínico, em comum acordo com os prestadores de serviços e 4) respeito e atenção às demandas já registradas em fevereiro de 2020, principalmente entre elas a contratação de um Diretor Financeiro, bem como demais medidas básicas de gestão necessárias à instituição de saúde.

Foi acordado, entre todos, que o prazo de até 15 (quinze) dias seria o suficiente para que ocorresse um novo encontro com os participantes para se reavaliar o andamento das proposições acima elencadas. Ficou notório pela manifestação dos médicos presentes, o compromisso para o bom funcionamento da instituição e que em havendo avanços, com mínimo de respeito, ética e legalidade nas ações administrativas, os médicos se comprometeram em escolher um Diretor Clínico para compor o grupo de gestão. Sem mais assuntos, a reunião foi encerrada, com o propósito de uma nova rodada de negociações em 15 (quinze) na Câmara de Vereadores, com as autoridades e demais presentes.

Fonte: Câmara de Vereadores de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *