Mercado externo
Soja recua na sexta-feira, mas termina semana em alta
• Os preços dos contratos futuros da soja negociados na CBOT tiveram recuo nesta sexta-feira, mas postaram alta na semana, seguindo o suporte conferido pelos futuros do milho e compras especulativas motivadas pelos ganhos no mercado acionário.
• Na semana, a posição mais ativa na bolsa norte-americana, com vencimento em julho, registrou alta de 4–¼ centavos de dólar.
• Ganhos ainda foram minimizados pela elevação da projeção da Bolsa de Cereales de Buenos Aires para produção de soja Argentina em 500 mil toneladas e boas condições edafoclimáticas sobre o Meio-Oeste norte-americano.
Mercado Interno
Dia de pouca movimentação no mercado brasileiro
• Os preços da soja, como tipicamente ocorre às sextas-feiras, ficaram lateralizados. A paridade conteve aspecto negativo, com mais um arrefecimento simultâneo dos referenciais de Chicago e do dólar.
• Novos negócios ocorrem de maneira comedida, conforme a percepção do vendedor em relação a tendência para os preços. De modo geral, o recente arrefecimento dos referenciais de Chicago tornou mais lenta a comercialização em âmbito doméstico.
• No mercado a termo, as movimentações também se dão lentamente, enquanto o produtor aguarda mais informações sobre o Plano Safra para definir com mais precisão a sua estratégia para o financiamento de custeio e investimento para além das operações de barter.
Dólar
Ambiente externo faz dólar recuar
• A taxa de câmbio teve mais um dia de forte recuo em relação ao real, seguindo os ganhos dos agentes financeiros no mercado acionário e a repercussão da divulgação do crescimento do PIB dos EUA na véspera.
• O crescimento de 6,4% do PIB dos EUA no primeiro trimestre e a apresentação da proposta orçamentária 2022 de US$ 6 trilhões pelo presidente Joe Biden mantiveram o entusiasmo dos investidores com a rápida recuperação da economia do país e os impeliram a buscar ativos de risco.
• Internamente, os agentes se mostraram atentos a possibilidade de racionamento de energia, mais um entrave a recuperação econômica do Brasil. Além disso, o IGP-M mostrou que a pressão inflacionária continuou elevada ao acumular alta de 37,04% nos últimos 12 meses, a maior em 26 anos.
Comentários
• Segundo o mais recente relatório de progresso e condições de safra da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), a colheita de soja chegou aos instantes finais na Argentina na semana do dia 26 de maio.
• No período, a colheita progrediu 6 pontos percentuais, alcançando 91,4% da área de cultivo da oleaginosa no país.
• A produção parcial, de acordo com a instituição, é de 40,7 milhões de toneladas e a produtividade média totaliza 45 sacas por hectares.
• A BCBA verificou, ainda, produtividade acima da esperada em Córdoba e no centro-norte de Santa Fé, o que a fez elevar a projeção para produção de soja argentina em 500 mil toneladas para 43,5 milhões de toneladas.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
O conhecimento destrói com a ignorância e boas informações produzem bons negócios.
Informação:
FB Agro Consultoria – Multiplicando Resultados
Fabio Bureseska (55) 9.9126-6099