sexta-feira , abril 26 2024

Coleta Seletiva Solidária contribui para o descarte correto de resíduos

Ainda falta conscientização da população na separação de materiais recicláveis

Durante o mês de abril, a Coleta Seletiva Solidária de Cruz Alta, recolheu 23.520,40 Kg de materiais recicláveis. Neste período, houve a coleta em 102 empresas parceiras. Ligada ao Projeto “Profissão Catador”, a Coleta Seletiva funciona no município, através de um termo de fomento provisório, pactuado entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Universidade de Cruz Alta. Conforme o gestor responsável pelo termo, Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Gutierrez, por meio desta ação, são coletados resíduos recicláveis em 44 bairros da cidade, e todo material recolhido é destinado para quatro associações de catadores da cidade: Funcionários, Acelino Flores, Jardim Primavera II e Planalto.

Carlos explica que, o cronograma semanal é feito por três caminhões que prestam serviços através do termo de fomento, sendo que dois deles efetuam a coleta nos bairros de porta em porta, e um faz o recolhimento junto às empresas parceiras. Além disso, um caminhão da empresa Ansus, é responsável por fazer a coleta apenas na área central da cidade. Nos bairros, de acordo com Carlos, a grande novidade é que, agora, a população pode também entregar vidros aos coletores.

PLANEJAMENTO

A sistemática, conforme o Coordenador, está embasada a partir de um planejamento, com dias e turnos definidos de recolhimento, facilitando a disponibilização pela população que, pode deixar o material em determinado período, em frente de suas casas. O projeto, atualmente, atende aproximadamente 36.864 habitantes representando cerca de 65% da população do município. “É uma grande ação de economia solidária, que une a necessidade dos catadores com a experiência e participação da população”.

Os coletores fazem a busca na rota e depois dividem o material recolhido entre as associações do município. O projeto é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. “Nós queremos estimular cada vez mais a comunidade sobre a importância do descarte responsável e consciente destes resíduos”.

Dentre os materiais que podem ser entregue aos coletores, estão: latinhas e garrafas pets de todas as cores; panelas e fôrmas; caixinhas em geral de leite, creme de leite, leite condensado e de ovos; embalagens de alimentos e de produtos de limpeza; papel, jornais, papelão e revistas.

 

CRONOGRAMA

Confira os dias da semana em que é realizada a Coleta Seletiva em cada bairro:

Segunda-Feira:

Manhã – Independência e Jardim Petrópolis;

Tarde – Brum 1 e 2, Petrópolis, Conceição e Bonini 1;

Terça-feira:

Manhã – Garibaldi, Brenner, Jung, Bonini 2, e Jardim América;

Tarde – Santo Antônio, Santa Rita, Alvorada, Perpétuo Socorro, Dirceu, e Braz Caino;

Quarta-feira:

Manhã- Toríbio I e II, Santo Antão, Azambuja, e Boa Parada;

Tarde- São José, Rancho I, Amizade e Malheiros;

Quinta-feira:

Manhã – Santa Terezinha I, Melvin Jones, Aliança, Prefeito Vila Nova, Hilda, São Francisco, Marcelo e Gobbo;

Tarde – Militar, São João, Penha, Shettert, Malheiros, São José e Centro;

Sexta-feira:

Rocha, Emílio Droppa, Ludke, São Genaro e São Miguel.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *