quarta-feira , abril 24 2024

Parceria entre Prefeitura e RGE distribui chuveiros inteligentes para população de baixa renda

Cerca de 500 famílias de Cruz Alta devem ser beneficiadas com projeto de eficiência energética

Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, diminuem o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, que é responsável por cerca de 35% do valor pago pelas famílias. A dona de casa Ana Jardelina Camargo Izequiel, da Vila dos Funcionários, foi contemplada e já teve o chuveiro instalado.

Para participar do projeto a família precisa estar enquadrada na tarifa social ou residir em áreas consideradas de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está ajudando a RGE a mapear os bairros que poderão ser contempladas com o projeto de eficiência energética.

“Estamos auxiliando a RGE para que as famílias que realmente precisam sejam contempladas. Os chuveiros trazem além de uma economia na conta de luz, maior conforto para o núcleo familiar, especialmente com a chegada do inverno”. Comentou o Secretário de Desenvolvimento Social, Delmar Fonseca.

Cerca de 500 chuveiros devem ser instalados em Cruz Alta, com investimento de aproximadamente R$ 600 mil.

“No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui uma resistência blindada e sua plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a sua vida útil”. Explicou Eder Andrei Hoffmann, Analista de Projetos de Eficiência Energética da RGE.

 

Os consumidores beneficiados são selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e visitados para ver se atendem as necessidades técnicas de instalação. As equipes da RGE que fazem as instalações cumprem todos os protocolos de segurança relacionados a covid-19.

 

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *