quinta-feira , março 28 2024

Projeto visa melhorar as condições dos Arroios Vulcão e Panelinha

Ações em conjunto com a comunidade serão realizadas em breve

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a CORSAN está desenvolvendo um projeto estratégico visando ações de responsabilidade ambiental e melhorias no combate à poluição do Arroio Vulcão que percorre os bairros São Miguel, São Genaro e Ludke, e o Arroio Panelinha que percorre os bairros São José, Lizabel, Malheiros e São Jorge.

A ideia é melhorar as condições sanitárias e ambientais do nosso município. A Agente de Defesa Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente  Lidiane Deboni  enfatiza que  ações em saneamento trazem inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população. “Também proporcionam melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”.

A Multiplicadora Ambiental da CORSAN Amanda Scapin explica que o que ocorre. “Em um estudo realizado pela CORSAN e SMDR constatou-se que a bacia do Arroio Vulcão se encontra bastante poluída, por dois motivos: esgoto sem tratamento lançado no Arroio e lixo que é descartado nas margens. Obras para o tratamento do esgoto já estão sendo realizadas pela CORSAN, através de recursos oriundos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. No Arroio Panelinha a realidade não é diferente, sendo que também são necessárias ações constantes para a mitigação desses problemas.

Após a conclusão das obras de esgotamento sanitário a Bacia do Arroio Vulcão não receberá mais esgoto sem tratamento, porém a questão do lixo exigirá várias ações que vão desde a limpeza da Bacia até a sensibilização da população que reside em seu entorno. “Pretendemos desenvolver ações estratégicas periódicas que visem a limpeza das margens da Bacia para que com a ajuda da população esses arroios não sejam mais prejudicados pelo depósito irregular de lixo”, ressalta a equipe do Projeto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Verifique também

Concurso Público: Candidatos já podem conferir horário e local de prova

A Administração Municipal divulgou na última quinta-feira, 14, o Edital com horários e locais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *