Durante o ano passado, o setor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de Geração de oportunidades, trabalho e renda prestou 5.700 atendimentos. Segundo a Coordenadora da Pasta, Caroline Silveira Netto, os números superaram as suas expectativas. “O setor prioriza as oportunidades para que as pessoas possam de alguma forma gerar a sua renda, e assim criar autonomia financeira”. De acordo com Caroline, o Ateliê municipal e a Cozinha Produtiva com mais de 1.030 atendimentos, foram os outros grandes destaques de 2021 que serviram de instrumentos para estas famílias.
A retomada dos Clubes de Mães, e a realização mensal das Feiras de artesanato, também foram surpreendentes, com os atendimentos passando de 2.700. “Ainda temos o Mães Arteiras com mais de 1.900 seguidores nas redes sociais do Facebook e Instagram. Através destas plataformas conseguimos chegar bem próximo de um atendimento presencial, pois a instrutora está disponível para esclarecer dúvidas e o processo das técnicas, auxiliando, principalmente, quem precisa ficar em casa nesta pandemia”.
Hora Criativa
A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Ateliê Municipal Mães Arteiras criou o projeto “Hora Criativa”, cujas atividades iniciam em março. Crianças, em situação de vulnerabilidade social, poderão trabalhar suas criatividades e assim, sentirem –se valorizados e parte de um novo mundo.
Caroline explica que o projeto “Hora Criativa” quer que os participantes do projeto refletiam, com pensamento crítico social, sobre os problemas das suas comunidades, desenvolvendo uma cultura mais participativa e autônoma que favoreça o bem-estar coletivo.
“Para isso, o artesanato se transforma em um instrumento fundamental para o debate sobre identidade, direitos e cidadania, proporcionando oportunidades para compartilhar conhecimentos, manter relacionamentos e ainda promover a participação deles nas esferas públicas. Desejamos contribuir de alguma forma para a mudança de mentalidade deles, para que entendam a sua importância como protagonista de sua história, buscando novas oportunidades para um futuro melhor, tanto para a criança quanto a transformação da sociedade como um todo”.
Programa de Desenvolvimento e Oportunidades
Falando em oportunidades, Caroline diz que em março será lançado o Programa de Desenvolvimento e Oportunidades, onde a Prefeitura, juntamente com entidades do município, empresas privadas e voluntários disponibilizarão a capacitação para pessoas acima de 20 anos e desempregadas, tornando-os aptas às necessidades do mercado de trabalho. O Programa dura em média um mês e é dividido em três módulos.
“Foi um projeto muito pensado e estudado. Desde o ano passado, a equipe vem o elaborando. Faremos a ponte entre a demanda da empresa e a necessidade de quem está fora do mercado, trabalhando o seu desenvolvimento pessoal”.
As aulas do módulo 1 e 2, iniciam no dia 7 de março, e acontecerão junto a sede da Associação Comercial e Industrial-ACI, da qual é parceira do programa. Quanto ao módulo 3, Caroline salienta que este se refere ao estágio a ser realizado em uma empresa. “Embora ainda não seja um programa remunerado, lembro que o conhecimento que esses alunos receberão, é algo que com certeza não tem preço”.
Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta