quinta-feira , março 28 2024

Sala de vacinação itinerante irá percorrer os bairros de Cruz Alta

– roteiro inicia nesta sexta-feira-

Iniciando pelo Bairro Progresso, a partir da próxima sexta-feira, 18, a Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde retoma a vacinação itinerante com a unidade móvel, onde uma sala de vacina adaptada dentro de um ônibus, leva doses do calendário nacional da imunização até os bairros mais distantes da cidade. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, serão ofertadas vacinas para crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos.

Para se vacinar, é importante que as pessoas compareçam portando um documento de identidade, e a carteira de vacinação. “A sala de vacinação itinerante visa melhorar o acesso às vacinas”. No período da manhã, das 8h30min ás 11h30min, a unidade móvel estará nos próximos dias nestes locais:

– Acelino Flores: 25/02

– Jardim Primavera: 04/03

– Abegay: 11/03

– Santa Terezinha: 18/03

– Toribio Veríssimo: 25/03

– Brum: 01/04

 

Entre as vacinas que serão ofertadas, estão aquelas que protegem contra o sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, tétano, meningite, HPV, varicela, hepatite B, dentre outras.

Conforme o Ministério da Saúde, o intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e outras vacinas do calendário para as crianças de 05 a 11 anos é de 15 dias. Para os adultos, não há intervalo. “Importante salientar que serão as vacinas da rotina, ou seja, vacinas contra a COVID-19 não serão ofertadas na sala itinerante”.

Joice explica que a vacina é a única medida preventiva e a mais segura contra essas doenças e que é importante que o esquema vacinal esteja completo, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O Brasil tem uma das melhores coberturas vacinais, segundo a OMS, e o Ministério da Saúde trabalha na perspectiva de atingir coberturas adequadas a cada ano. ”É importante que a população, crianças, adultos e idosos, sigam mantendo sua vacinação em dia, para evitarmos o adoecimento por doenças que são preveníveis por meio da imunização”.

Verifique também

Concurso Público: Candidatos já podem conferir horário e local de prova

A Administração Municipal divulgou na última quinta-feira, 14, o Edital com horários e locais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *