quinta-feira , abril 18 2024

Reunião trata dos preparativos para a 1ª Conferência Municipal em Saúde Mental

– evento será realizado em 11 de março-

Uma reunião, na manhã de terça-feira, 15, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, tratou sobre os preparativos e organização da 1ª Conferência Municipal em Saúde Mental, evento que será realizado em 11 de março, no auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias. Participaram do encontro, representantes da Comissão Organizadora da Conferência e do Conselho Municipal de Saúde.

Com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde-SUS”, a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen, explica que a Conferência tem como eixo principal: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

Daura salienta que esta etapa municipal pode agregar eixos conforme suas necessidades aprovadas no Plenário do Conselho Municipal de Saúde. “A Etapa Municipal terá por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental”.

Dentre os assuntos que irão pautar a 1ª Conferência Municipal em Saúde Mental, estão: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A 4ª Conferência Estadual de Saúde será realizada de forma virtual nos dias 8, 9 e 10 de abril. No início do mês, devido ao avanço da variante Ômicron, o Conselho Nacional de Saúde adiou para 8 a 11 de novembro a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *