quinta-feira , março 28 2024

Escola cívico-militar é implementada em Cruz Alta

-Autoridades civis e militares participaram do ato-

Um grande público prestigiou a solenidade de abertura oficial da Escola Municipal Cívico-militar de Ensino Fundamental Professor Frederico Baiocchi, nesta quinta-feira, 26. Em Cruz Alta, o programa foi viabilizado pelo executivo municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, salientou que a escola cívico-militar é um grande exemplo de apoio ao corpo docente, direção e famílias, reforçando princípios importantes como o respeito e o civismo, por meio de monitores que auxiliam na garantia dos direitos, deveres e da responsabilidade para que tenhamos cidadãos comprometidos com o futuro melhor do nosso município.

“Desejamos que Escola Cívico-militar seja exemplo a todas as outras escolas públicas de nosso município. Hoje, praticamente é o dia da educação em Cruz Alta porque entregamos 310 chromebooks aos nossos professores que terão mais um instrumento de trabalho para melhorar a educação. No segundo semestre, 5.100 alunos da rede pública municipal terão uniforme completo, melhorando o rendimento escolar. Afinal, temos o dever de honrar com muita responsabilidade o que nos foi confiado, garantindo uma educação de qualidade em nosso município”, disse a Prefeita Dra. Paula.

Para o Secretário de Educação, Moacir Marchesan Junior, este foi um dia muito especial, coroando o trabalho feito pela Administração Municipal. Segundo Marchesan, o projeto escola cívico-militar busca atender a vários quesitos que estão esquecidos entre as nossas crianças. “Gostaria de parabenizar ao Tenente Deputado Coronel Zucco que no dia que elaborou este projeto, no mínimo, ele estava iluminado, pois falo com propriedade que dentro da nossa educação, o programa escola cívico é um dos melhores projetos que nós temos”.

Conforme a Diretora da Escola, Tânia Maria Martins, fazer parte de um projeto que visa contribuir com os valores, respeito, organização, civismo, patriotismo, é maravilhoso. “Com certeza, os benefícios serão visíveis em nossos alunos e comunidade. Agradecemos a iniciativa do Tenente Coronel, Luciano Zucco, bem como à Administração Municipal por ter aderido a este projeto e pelo excelente trabalho que vem realizando em nosso município e escola”, comentou a Diretora.

Muito emocionado, o Deputado Tenente Coronel Luciano Lorenzini Zucco agradeceu a participação de todos os presentes, destacando que nas escolas cívico-militares reside a essência do civismo, patriotismo e do orgulho e contribuição. “Minha mãe era professora e meu pai, militar. Agradeço a eles pela oportunidade da educação que me deram. Temos no País milhares de crianças que não têm acesso à educação. Tive a oportunidade de ser aluno e professor de escola militar e hoje, sou pai de dois alunos, portando, sei bem como a disciplina, respeito e valores impactam na vida de uma criança”.

 

SOBRE O PROGRAMA

O programa nacional das escolas cívico-militares é uma iniciativa do ministério da educação, em parceria com o ministério da defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. No município, para fazer parte do efetivo na atividade de monitor cívico militar, foram designados os militares estaduais da reserva, o 2º Sargento Cleonir Goreti Santos Sanvido e o 2º Sargento José Antonio Soares de Medeiros. Os monitores cívico-militares atuarão no apoio à gestão escolar dentro dos princípios do programa: civismo, respeito, dedicação, entre outros.  Enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

 

O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do exército, das polícias e dos corpos de bombeiros militares.

No RS o Tenente Coronel Luciano Lorenzini Zucco, foi autor do projeto que resultou na lei nº 15401/2019, que possibilitou o governo gaúcho a contratar militares estaduais da reserva, através do programa mais efetivo, instituído pela lei 15.108/2018, para exercerem a função de monitor cívico-militar.

 

A lei da escolas cívico-militares no Estado, busca o resgate do ensino, dialoga com os princípios que combatem a violência, as drogas, o vandalismo e tudo que desvirtua o comportamento de jovens que serão futuros cidadãos e que irão administrar o nosso país.

 

O RS conta com 23 escolas do programa federal e com 50 escolas cívico-militares do programa estadual, que beneficiam mais de 20 mil crianças e adolescentes gaúchos.

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

Verifique também

Concurso Público: Candidatos já podem conferir horário e local de prova

A Administração Municipal divulgou na última quinta-feira, 14, o Edital com horários e locais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *