domingo , abril 28 2024

Vacinação contra a Covid-19: Secretaria Municipal de Saúde amplia a 4ª dose para pessoas acima dos 50 anos e trabalhadores da saúde

-aplicação é realizada na ESF Centro-

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e dando continuidade a vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde   ampliou a 2ª dose de reforço para profissionais de saúde (Nota Técnica nº 37/2022) e pessoas acima de 50 anos (Nota Técnica nº 36/2022). Segundo Vanessa Dotto, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, a nova dose será aplicada 04 meses após a dose de reforço. A aplicação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h45min, e das 13h30min às 17h, na Central que fica na ESF Centro, no subsolo (Avenida Venâncio Aires, nº 2.149), sem necessidade de agendamento.

Vanessa lembra que, considera-se trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores).

No local também estão sendo ofertadas primeiras e segundas doses para quem tem a partir de 05 anos; terceiras doses (reforço) para pessoas a partir de 12 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses a partir da segunda dose e quarta dose para imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que já completaram o intervalo de 4 meses da dose de reforço.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com CPF, carteira de vacinação e cartão do SUS (se tiver). No caso dos trabalhadores da saúde, além destes documentos, também é necessária a comprovação do local de trabalho (crachá, carteira de trabalho, e contrato de trabalho).

Por que é preciso aplicar a quarta dose?

No final de março, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica que justifica a decisão de aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19. À época, a recomendação era voltada a pessoas acima de 60 anos.

Segundo a pasta, os dados de casos, hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no país indicavam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos de idade”.

Ainda de acordo com o documento, essa redução da efetividade das vacinas após quatro ou cinco meses nos mais idosos pode ser em parte explicada pelo processo da imunossenescência, ou o envelhecimento natural do sistema imunológico.

Pode tomar a vacina da gripe e da Covid no mesmo dia?

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas de forma simultânea, na mesma visita ao posto de saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

 

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *