sexta-feira , abril 19 2024

Definida empresa que fará o Restauro do Palácio da Intendência

Restauro do prédio histórico

Considerado um dos patrimônios históricos e culturais de Cruz Alta, o Palácio da Intendência, atual sede da prefeitura será restaurada. Depois de anos de descaso e falta de manutenção, o prédio histórico enfim receberá obras de infraestrutura e acessibilidade. O restauro do prédio, faz parte de um dos compromissos da atual administração na preservação do patrimônio histórico do município.

Na manhã da última sexta-feira, 10, foi realizado o processo licitatório, na modalidade tomada de preço, que prevê a contratação de empresa de engenharia especializada em obra de restauro e conservação do Palácio da Intendência. A empresa Projete Engenharia e Construções LTDA, com sede no município de Joinville foi à vencedora do certame.

De acordo com a prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto e o vice-prefeito, Luciano Ardenghi, a restauração do Palácio da Intendência era uma das propostas de campanha apresentada no último pleito eleitoral e um dos anseios da comunidade Cruz-Altense.

Nesta primeira etapa estão previstos as obras de restauro e recuperação da cobertura, do forro, esquadrias externas, paredes externas e pintura externa do prédio. Além disso, também serão realizados investimentos na acessibilidade, assim como na iluminação interna e da fachada do prédio.

Saiba mais:

Atual sede da prefeitura de Cruz Alta, o prédio projetado pelo arquiteto franco-brasileiro Theodore Wiederspahn, foi construído entre os anos de 1911 e 1914. O projeto de restauro do prédio histórico do Palácio da Intendência foi elaborado pela equipe técnica da secretaria municipal de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana; e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

No ano passado o poder executivo, elaborou o projeto de restauro e iniciou o planejamento para a captação de recursos com o objetivo de viabilizar o início do processo. A partir do trabalho realizado, e da atenção aos editais e possíveis projetos disponíveis na esfera estadual e federal, o poder executivo protocolou junto ao governo do Estado o projeto de restauro do prédio.

Em janeiro de 2022, o governo do Estado anunciou os projetos selecionados dentro do Programa Avançar no Turismo. Entre os projetos selecionados, o restauro do Palácio da Intendência, foi um dos selecionados pela comissão. Para viabilizar a execução da primeira etapa do projeto, o poder executivo irá investir cerca de R$ 915.669,51 de contrapartida, contando com o repasse de R$ 1.543.352,56 do Governo do Estado.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *