sábado , abril 27 2024

Festejos Farroupilhas são oficialmente abertos no município

Programação encerra com o desfile de 20 de setembro

Cavaleiros, representantes de entidades tradicionalistas, autoridades e a comunidade em geral, participaram, na tarde deste domingo, 11, na Praça General Firmino de Paula, de uma cerimônia de abertura dos festejos farroupilhas no município de Cruz Alta que, encerram no dia 20 de Setembro, com o tradicional desfile, e extinção da Chama Crioula. Também na ocasião, foram prestados agraciamentos ao Padre Márcio Laufer, o homenageado desta Semana Farroupilha.

Na oportunidade, o vice-prefeito, Luciano Florian Ardenghi, agradeceu a presença dos cavaleiros e falou sobre o sentimento de orgulho da Administração Municipal, em relação aos gaúchos que montam a cavalo e revivem a tradição gaúcha, frisando o trabalho de resgate de valores, e da nossa cultura que conta com o apoio da população.  “Fiquei muito feliz em saber que Padre Márcio é o homenageado dos festejos farroupilhas. Agradeço as autoridades civis, militares, e religiosas presentes, bem como dos cavaleiros e representantes de entidades tradicionalistas. Declaro, oficialmente abertos, os festejos farroupilhas no município”.

A Coordenadora de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, Shana Reis, parabenizou cada um que se fez presente naquele momento, reforçando a colaboração de todos em manter a chama acesa. “A todos os cavaleiros cruzaltenses, meu muito obrigada”. Shana ainda falou sobre o Projeto Chama Crioula vai à escola, uma das atividades inserida na programação farroupilha do município.

“Um grande presente que recebemos na programação dos festejos farroupilhas foi uma sementinha plantada do Chama Crioula vai à escola, pois vimos o quanto nossas crianças se orgulham do tradicionalismo, e admiram o cavalo, o gaúcho, a prenda. Agradeço a todos que estiveram conosco nesse projeto e isso é o que nos faz acreditar que estamos no caminho certo e precisamos fomentar o tradicionalismo”.

O homenageado, Padre Márcio Laufer, ressaltou a diversidade étnica e cultural de pessoas que vivem em solo gaúcho. “Todos trazem consigo parte de suas culturas e de modo direto absorvem nossas tradições, formando-se autênticos gaúchos e gaúchas. Aqui, expresso minha gratidão ao ser escolhido para ser homenageado nesta Semana Farroupilha. Carrego minhas origens e raízes que brotaram no campo e que, hoje, me firmam nesta cidade. Obrigada às entidades tradicionalistas, pois guardarei esta data muito especial. Contem sempre comigo, com minha oração e rezem para que eu seja sempre um bom gaúcho Padre”.

Ao final, um grupo de cavalarianos levou a imagem de Nossa Senhora de Fátima até o Santuário, onde receberam uma bênção pelo Padre Márcio.

TEMA DOS FESTEJOS

Os festejos Farroupilhas de 2022 tem como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias. Esta é uma oportunidade para o cultivo da história, dos valores e tradições, com o envolvimento de pessoas e instituições que se somam aos Centros de Tradições Gaúchas e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho para promover diferentes iniciativas.

Nesta edição, o tema “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras” realça a pluralidade de raízes étnicas que caracterizam a identidade cultural dos gaúchos.

O toque das mãos simboliza o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta.

 

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *