domingo , abril 28 2024

Cláudia Pedroso assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rural e Ambienta

Prefeitura unificou estruturas da Secretaria  de Desenvolvimento Rural com a Coordenaria de Desenvolvimento econômico, O Foco Agora é partir para um novo momento da gestão focado no desenvolvimento econômico, social e ambiental, buscando transformar nossa cidade, resgatar nosso protagonismo e atrair novos investimentos” Enfatizou a Prefeita Dra. Paula.

A prefeitura de Cruz Alta anunciou na tarde desta sexta-feira, 03, alteração na gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Bem-Estar Animal e Meio Ambiente. A atual secretária Débora Regina Teixeira deixa a titularidade da pasta para se dedicar a projetos pessoais. Com isso, a atual Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Cláudia Martins Pedroso assumirá a titularidade da pasta.

Dra. Paula agradeceu a contribuição de Débora ao longo dos dois anos de administração. “Os primeiros dois anos de governo foram importantes para estruturar mudanças e alcançar resultados, sob a liderança da secretária Débora. Agora, partimos rumo a um novo momento da gestão focado no desenvolvimento econômico, social e ambiental, buscando transformar nossa cidade, resgatar nosso protagonismo e atrair novos investimentos”, concluiu a prefeita.

A partir desta reestruturação, a pasta passará a ser denominada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rural e Ambiental, seguindo uma tendência já implementada em outros municípios do Brasil. O processo de transição deverá seguir durante as próximas semanas.

Em seu discurso a secretária de desenvolvimento Econômico Cláudia Pedroso falou sobre esse novo desafio. “Hoje início um novo ciclo, um ciclo de responsabilidade e de novos desafios. Agradeço à prefeita Paula pela confiança e pela oportunidade. Também agradeço a secretária Débora e sua equipe  pelo processo de transição. Começo esse novo ciclo, seguindo os valores de minha família, tendo humilde para aprender, foco e disciplina para executar. Vamos trabalhar de forma integrada com as secretarias e entidades para transformar e desenvolver o nosso município”, concluiu a secretária.

Ações realizadas:

Entre as ações realizadas nestes dois primeiros anos de gestão, se destaca a criação da Cooperativa Unicca, fruto da união das quatro associações de catadores do município, responsáveis pela coleta seletiva em Cruz Alta. Atuando desde abril, a Cooperativa de Trabalho União das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta – UNICCA coletou e comercializou até 30 de novembro, 332 toneladas, o que representa uma média de 47 toneladas ao mês. Atualmente, a Cooperativa possui 51 cooperados. A renda média das famílias em novembro/2022 foi de R$ 1.567,44, com um aumento de 70% comparado a renda desta atividade antes da cooperativa.

A patrulha mecanizada também foi fortalecida com o incremento de novos implementos agrícolas e com a recuperação da frota que estava sucateada, ampliando os mecanismos e as ações em prol da população cruzaltense.

Outra importante iniciativa foi à criação no mês de março de 2022 da Samupet, projeto que ampliou a política assistencial aos animais. Também foi realizado o credenciamento de clínicas veterinárias para a realização de castrações, aquisição de rações e credenciamento com a Unicruz para atendimento veterinário.

Com a finalidade de apoiar as famílias que atuam na produção de leite; incentivar o melhoramento genético do rebanho; aumentar a produção de leite no município; aumentar a renda das famílias e reduzir os riscos de transmissão de doenças infectocontagiosas foi criado o Programa Municipal de Inseminação Artificial de Bovinos de Leite. Hoje o programa atende aproximadamente 17 produtores, contabilizando cerca de 120 animais.

Participaram da solenidade o deputado federal, Pedro Westphalen; o deputado estadual, Rafael Braga Librelotto; o presidente da ACI Cruz Alta, Rogério Coradini, entre outras autoridades e lideranças locais.

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *