sábado , abril 27 2024

Expodireto 2023 – Pavilhão da Agricultura Familiar: riqueza de cores e sabores

Em 2023, espaço receberá 192 estandes de agroindústrias, artesanato e flores

Uma das paradas obrigatórias dentro do Parque da Expodireto Cotrijal é o Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço dá visibilidade para o que de melhor é produzido pelas agroindústrias e também artesãos e produtores de flores do Rio Grande do Sul e gera renda para centenas de famílias.

Neste ano, foram 280 inscritos e 230 inscrições homologadas, para ocupar 192 estandes. Desse total, 146 são de agroindústrias, 27 de artesanato e 19 de flores. Salames, queijos, vinhos, sucos, geleias, panificados e muitos outros produtos são vendidos no local, que dispõe de mesas e cadeiras para quem quiser fazer uma pausa na visitação ao parque para desfrutar dessas delícias.

Inaugurado em 2008, o pavilhão é organizado em parceria entre Cotrijal, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar, Fetag/RS e Fetraf/RS. A cada ano, o volume de negócios concretizados cresce. Em 2022, foram R$ 1,7 milhão em negócios.

“A feira proporcionou visibilidade para nossa agroindústria, gerou renda e amizades e nos estimulou a iniciar o trabalho com turismo rural”,

Adilson e Marilene Ebertz: feira abriu oportunidades
Adilson e Marilene Ebertz: feira abriu oportunidades
explica Marilene Ebertz, que desde 2015 participa da Expodireto Cotrijal. Ela é proprietária da Agroindústria Sabor do Campo, localizada no interior de Ernestina, que produz panificados e a partir de 2021 começou a investir também no turismo rural.

A propriedade tem 13 hectares e produz também grãos e leite. Marilene conta com a ajuda do marido Adilson e da filha Gabriele na agroindústria e revela que organiza recepção de pessoas a cada 15 dias na propriedade, servindo café colonial. “Estamos ampliando o trabalho com turismo rural, fazendo melhorias na propriedade, porque a procura tem aumentado”, revela.

ABERTURA – A visitação ao espaço pode ser feita das 8 às 18 horas, de 6 a 10 de março. Solenidade oficial de abertura do pavilhão está agendada para as 11 horas de segunda-feira, 6/3, com a presença dos representantes das entidades e do governo do Estado responsáveis pelo pavilhão.

Números do Pavilhão da Agricultura Familiar

– 132 municípios gaúchos estão representados no pavilhão
– 66 empreendimentos são liderados apenas por jovens
– 107 empreendimentos são liderados apenas por mulheres
– 42 empreendimentos são liderados por jovens mulheres
– 45 dos expositores deste ano estão participando pela primeira vez da feira

Acesse as fotos de 2022 do Pavilhão da Agricultura Familiar.

Acesse reportagem em vídeo que mostra alguns detalhes do Pavilhão da Agricultura Familiar em 2022.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *