O mês de Março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha “MARÇO LILÁS” tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Segundo a Enfermeira do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Leise Pereira Da Costa, é importante que as mulheres estejam atentas sobre a importância da realização anual dos exames preventivos e os cuidados em saúde, pois o diagnóstico e tratamento precoce de lesões precursoras, podem fazer toda a diferença na cura do câncer.
Leise informa que o método de rastreamento do câncer do colo do útero é o exame citopatológico (exame preventivo ou Papanicolau). “Segundo o Ministério da Saúde, esse exame deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa que possua útero, na faixa etária de 25 a 64 anos , que já tiveram atividade sexual, bem como os homens transexuais que não realizaram a remoção cirúrgica do colo do útero. Saliento que mulheres com vida sexual ativa, mesmo não fazendo parte da faixa etária preconizada pelo MS e que, apresentam interesse ou queixas ginecológicas, podem realizar a coleta do exame”, explica.
A profissional salienta que, as gestantes devem seguir a rotina normal do rastreamento e mulheres vivendo com vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou imunodeprimidas, precisam realizar o exame logo após iniciar a vida sexual, com periodicidade anual.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a priorização dessa faixa etária como a população-alvo do rastreamento, justifica-se por ser a de maior ocorrência das lesões de alto grau.
Conforme o MS, o exame citopatológico deve ser efetuado a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com intervalo de um ano. Em Cruz Alta, as coletas devem ser preferencialmente, agendadas, e elas são feitas pelo profissional enfermeiro da ESF da respectiva região de residência da paciente.
Leise ressalta que a paciente deve portar o cartão SUS e não é necessária a apresentação de requisição com solicitação médica. Após a coleta, o material é encaminhado ao Centro de Saúde da Mulher e da Criança para conferência das lâminas que, posteriormente, são encaminhadas ao laboratório de medicina diagnóstica referência do município.
Outra grande aliada no controle da doença é a vacinação contra o HPV, disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, que pode prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta