sábado , abril 27 2024

Prefeitura lança Projeto Correndo Para o Futuro

A Prefeitura de Cruz Alta por meio do Programa Pra Frente Cruz Alta nos Esportes lançou na manhã desta quinta-feira, (16/03), no auditório da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), mais um importante projeto de incentivo ao esporte e de inclusão social. O lançamento oficial do projeto contou com a presença da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; do secretário municipal da Cidadania, João Marangon e do atleta Olímpico, Lutimar de Abreu Paes.

Para a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, o lançamento do projeto demonstra o compromisso da administração no fortalecimento do esporte e na valorização das crianças e adolescentes. “Hoje lançamos mais um importante projeto na área do esporte e da inclusão social. A partir do Projeto Correndo para o Futuro, queremos ampliar aos alunos da rede municipal de ensino, as atividades complementares em turno inverso, estimulando a prática esportiva e a integração das crianças, bem como apoiando o processo educacional de ensino e aprendizagem. Sabemos que através do esporte, da educação e da geração de oportunidades é que vamos transformar a realidade dos nossos jovens e adolescentes. Para viabilizar esse projeto repatriamos o nosso atleta olímpico Lutimar Paes, que é um dos grandes exemplos do quanto o esporte, a oportunidade e a força de vontade, transforma a realidade de uma família, evitando que as crianças entrem no mundo da criminalidade e das drogas”, concluiu a prefeita.

De iniciativa da administração municipal em parceria com o Basketito/Clube Arranca, o Projeto Correndo Para o Futuro, trará para Cruz Alta o atleta Olímpico Lutimar de Abreu Paes, que após uma longa jornada no Estado de São Paulo, retorna a sua terra natal para iniciar a preparação física em busca do índice para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além de iniciar sua preparação para as competições, o atleta olímpico também irá desenvolver atividades sociais junto às escolas municipais, ensinando a parte teórica e prática da modalidade do atletismo, buscando assim incentivar o surgimento de novos atletas.

O projeto também contará com o apoio da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas e do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, através do empréstimo da pista de atletismo das unidades para o atleta Lutimar Paes realizar a sua preparação física. A ação também contará com a participação das Secretarias Municipais da Cidadania, de Educação e de Desenvolvimento Social.

O secretário municipal da Cidadania, João Marangon falou sobre o projeto. “Hoje estamos materializando mais uma grande iniciativa na área do esporte e da inclusão social. A construção deste importante projeto, que iniciou no ano passado, busca gerar oportunidades para as nossas crianças e jovens através do esporte e da disciplina. Para viabilizar mais essa ação do poder executivo, trabalhamos junto ao Projeto Basketito, que já cumpre um importante papel social em nosso município, maneiras para criar o Projeto Correndo para o Futuro, que além de pensar na transformação das nossas crianças, também garante o retorno do nosso atleta Lutimar Paes para sua terra natal. Neste contexto, além de atuar nas comunidades em vulnerabilidade, o projeto em parceria com o Exército Brasileiro, contempla também o início da preparação física e treinamento nas pistas de atletismo da EASA e do 29º GAC AP, para que o atleta possa conquistas os índices necessários para as Olimpíadas”, finalizou o secretário.

Em seu pronunciamento o atleta olímpico Lutimar Paes falou sobre a emoção de retornar à sua terra natal. “Retornar para Cruz Alta é um motivo de muita alegria. Posso dizer que hoje é um dia que ficará marcado para sempre em minha lembrança como pessoa e atleta, um dia emocionante. Ao subir neste palco, recordo quando saí de Cruz Alta com a bagagem repleta de sonhos e desejos de me tornar um grande atleta. Graças ao esforço e muita luta, consegui me tornar um atleta olímpico. Depois de 14 anos, estou retornando para a minha terra natal, feliz em saber que terei a oportunidade de contribuir para que as crianças e adolescentes também possam acreditar e sonhar em um futuro melhor. Afinal, é através do empenho, da dedicação e do esforço diário, que podemos tornar os nossos sonhos em realidade. Também volto com uma importante missão de iniciar a minha preparação física em busca do índice necessário para representar o Brasil nas Olimpíadas. Finalizo o meu discurso agradecendo a prefeita Paula e a toda sua equipe, por confiarem e acreditarem neste sonho” destacou.

O presidente do Basketito, Paulo Otero falou sobre a importância da iniciativa. “O Basketito ao longo dos últimos anos tem trabalhado e atuado fortemente na inclusão social e na valorização do esporte. Em todos os momentos e oportunidades em que fomos chamados, sempre buscamos contribuir, principalmente no que se refere a criar oportunidades através do esporte para as nossas crianças. Acreditamos que o esporte e a educação, são indutores importantes para o desenvolvimento social e para a geração de oportunidades”, concluiu o presidente.

Participaram ainda da cerimônia o Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), Coronel Clauber Lobato Lorenzoni; o representante do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), Major Velasco; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valéria de Bortoli; os vereadores, Gustavo Bilibio e Zeca Amaral; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Hioran Cordeiro;  os professores Edi Barbosa e Fernando Trentini.

Saiba mais sobre o atleta:

Lutimar Paes é especialista nas provas de 800 e 1500 metros, tendo disputado e vencido provas Estaduais, Campeonatos Brasileiros, Troféu Brasil, Jogos Sul-Americanos, Campeonato Ibero-Americano, Jogos Mundiais Militares, Jogos Pan-Americanos em Guadalajara. O atleta também representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e Paraolimpíadas de Tóquio, esta, como corredor guia.

Sua história no atletismo começou aos 14 anos na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande de Sul, onde nasceu. Logo no primeiro ano de treino ele já tinha conquistado títulos em campeonatos estaduais.  Desde então ele já foi bicampeão brasileiro nos 1.500m e vice-campeão brasileiro nos 800m. Lutimar foi 20 vezes campeão estadual no Rio Grande do Sul, batendo três recordes gaúchos na competição. Entre suas principais conquistas, Lutimar foi medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de Medellín 2010, medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, e terceiro colocado no Campeonato Sul-Americano de Atletismo 2013.

Revelado pelo professor Edi Barbosa, Lutimar já competiu em mais de 50 países por diferentes competições e escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Recentemente, o corredor foi reconhecido como um dos 10 melhores atletas sul-americanos de todos os tempos em razão da marca de 1:45.32 obtida nos 800 metros.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *