segunda-feira , abril 29 2024

Solenidade marca entrega de novo caminhão ao Corpo de Bombeiros

Foi entregue no final da tarde desta segunda-feira, (13/03), ao Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, uma nova viatura de combate a incêndios, tipo Caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), que irá ampliar o suporte de atendimento de ocorrências no município e na região de abrangência da corporação. A cerimônia foi realizada na Praça Erico Verissimo, reunindo autoridades civis e militares, vereadores e comunidade em geral.

O ato simbólico de entrega das chaves contou com a presença do Deputado Estadual, Rafael Braga Librelotto no ato representando o Governo do Estado; da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; do Comandante do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Daniel Dalmasso e do Comandante do Batalhão de Cruz Alta, Tenente de Paula.

Para a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto a nova viatura do Corpo de Bombeiros garantirá mais segurança à população Cruzaltense e aos profissionais que atuam diariamente na unidade. “Nosso governo sempre foi um importante parceiro e defensor das nossas forças de segurança. No último ano, trabalhamos e articulamos junto ao governo do Estado, a destinação deste novo dispositivo que irá garantir mais segurança a nossa comunidade. Durante os últimos meses com a forte estiagem que atingiu o nosso Estado, observemos o aumento no número de ocorrências de incêndios na cidade e no interior, o que reforçou ainda mais a importância do incremento de novas viaturas e equipamentos para as ações de enfrentamento e combate a incêndios. Quero fazer um reconhecimento, assim como parabenizar a atuação do grupamento do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, que desempenha um importante papel na prevenção e na preservação da vida. Seguiremos trabalhando e atuando para fortalecer ainda mais as nossas instituições de segurança pública”, concluiu a prefeita.

Representando no ato o governo do Estado e a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Estadual Rafael Braga falou sobre a importância desta nova viatura. “Recordo que há quinze anos, lutávamos para fazer campanhas em prol do corpo de bombeiros para garantir a reforma de caminhões antigos ou para conseguir novas viaturas. Ao decorrer destas importantes lutas, evoluímos com a união e com o trabalho conjunto entre a comunidade, governo e as autoridades militares. Durante os últimos anos conquistamos um caminhão guindaste, a sede administrativa da corporação, novos alojamentos e a escola de treinamento de soldados para o Corpo de Bombeiros de Cruz Alta. E hoje, é com alegria que estamos aqui participando da solenidade de entrega desta viatura moderna, que irá garantir segurança e qualidade de vida para a nossa comunidade”, concluiu o deputado.

Saiba mais sobre a nova viatura:

Trata-se de um caminhão marca VOLKSWAGEM, 277 CV, modelo 17.280, cabine dupla, câmbio automático, com montagem e sistema tecnológico da Empresa MITREN. Com capacidade para 4.500 litros de água e 300 litros de líquido gerador de espuma (LGE), o caminhão também é equipado com itens como torre de iluminação, mangueiras, guincho capaz de suportar até cinco toneladas, entre outras funcionalidades tecnológicas e automáticas.

Em seu discurso o Comandante do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Daniel Dalmasso, contextualizou a história do surgimento e da criação da primeira unidade do Corpo de Bombeiros no Estado do Rio Grande do Sul. “Hoje o Corpo de Bombeiros está presente em mais de 94 municípios. Recentemente foram entregues na área de abrangência do 12º Batalhão, viaturas para os municípios de Tapera, Ijuí, Três Passos e Panambi. Graças a comunidade e as autoridades locais e estaduais, hoje realizamos mais uma importante entrega de viatura que irá oportunizar mais segurança aos municípios que compõe a região de abrangência do batalhão de Cruz Alta. Nossa instituição está sempre pronta para servir, proteger e salvar vidas”, concluiu o comandante.

A viatura foi adquirida por intermédio de recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG) e Programa Avançar na Segurança do Governo do Estado, resultando no investimento de R$ 948.000,00 (novecentos e quarenta e oito mil reais).

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, 1º Tenente Josiclei Tadeu Alvares de Paula, o novo veículo irá qualificar ainda mais os serviços prestados pela corporação. “Hoje estamos recebendo mais uma importante viatura de combate ao incêndio, que irá qualificar ainda mais o atendimento das ocorrências, uma vez que se trata de um veículo de última geração, dotado de tecnologia de ponta e equipamentos elétricos e eletrônicos agregados. Quero agradecer a todos que participaram deste processo, em especial ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar que foi sensível a nossa demanda, bem como a prefeita Dra. Paula e ao deputado Estadual, Rafael Braga que também intercederam junto ao Governo do Estado para viabilizar este incremento que é a concretização de um projeto de reestruturação operacional, pois há vários anos estamos buscando qualificar nossas instalações, adquirir novos equipamentos, agregar tecnologia e promover melhorias constantes em nossas rotinas de trabalho”, concluiu o comandante.

O novo veículo irá qualificar ainda mais os serviços prestados pelo Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Cruz Alta, para a nossa cidade, e, aos municípios de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Tupanciretã, Salto do Jacuí, Jacuizinho e Estrela Velha, que fazem parte de sua área de abrangência, correspondendo uma área de 5.651 (cinco mil seiscentos e cinquenta e um) Km², e população estimada de 140 mil habitantes.

Participaram da solenidade o vice-prefeito, Luciano Ardenghi; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valéria de Bortoli; os vereadores, Gustavo Bilibio; Mateus Amaral; Zeca Amaral e João Augusto Telles; o Comandante da Artilharia Divisionária 3ª Divisão de Exército (AD/3), General de Brigada Carlos Marcelo Teixeira Costa; a delegada da Polícia Civil, Diná Aroldi; o Comandante do 29º GAC AP, Tenente Coronel Ricardo Costa de Almeida Rêgo; o Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), Coronel Clauber Lobato Lorenzoni; o representante da ACI Cruz Alta, Darci Martins; o presidente do Sindicato Rural, Moacir Medeiros, entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *