sábado , abril 27 2024

Cruz Alta mobiliza comunidade no Dia D contra a dengue

– Agentes de combate às endemias da SMS fizeram a distribuição de material informativo, com abordagem direta à população –

A Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na manhã de sábado, 02, da Campanha ‘Dia D’ de combate à dengue. A iniciativa realizada em todo o país tem como objetivo chamar a atenção da população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti. Com o tema ‘Todos contra a dengue’, a panfletagem e orientação aconteceu na Praça Erico Verissimo, com distribuição de panfletos, carro de som e carreata pelas ruas centrais da cidade com a presença do personagem do mosquito Aedes.

Segundo Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental em Saúde, a participação ativa da população é a melhor forma de combater o mosquito. “Aqui em Cruz Alta, fizemos uma ação educativa onde nossos agentes forneceram informações e orientações necessárias para que os moradores possam ajudar nesta batalha contra o Aedes aegypti. Ações como essas são importantes para reforçar a conscientização do quão perigoso é manter criadouros do mosquito em casa. Não eliminar esses criadouros onde a fêmea pode colocar seus ovos, faz com que os focos do transmissor da dengue permaneçam altos”, comentou Tamara. Ela também ressaltou que o bloqueio químico mata os mosquitos que já estão na fase adulta, mas não elimina as larvas e pupas.

A secretária de Saúde, Daura Melissa Westphalen, destacou a importância das ações de conscientização da população. “O aumento dos casos tem nos gerado preocupação, orientamos que em caso de sintomas a pessoa deve procurar a unidade de saúde para o atendimento e diagnóstico correto da doença. Todos devemos redobrar a atenção e cuidados, cada cidadão deve cuidar do seu pátio, a cada dois dias, é muito importante averiguar qualquer objetivo que possa ter água parada. Devemos eliminar os focos para não ter produção do mosquito, mas nesse momento, a população está sendo orientada a usar o repelente, que é um meio de proteção individual”, reforçou a secretária de Saúde.

O Estado do Rio Grande do Sul, em 2024, tem apresentado um aumento expressivo de casos de dengue, cenário epidemiológico semelhante ao do país. O momento é de alerta, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. Cruz Alta registra 35 casos confirmados de Dengue, 196 casos notificados e um óbito pela doença. Mais informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância em Saúde Ambiental: (55) 3324-3600.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *