– Agentes de combate às endemias da SMS fizeram a distribuição de material informativo, com abordagem direta à população –
A Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na manhã de sábado, 02, da Campanha ‘Dia D’ de combate à dengue. A iniciativa realizada em todo o país tem como objetivo chamar a atenção da população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti. Com o tema ‘Todos contra a dengue’, a panfletagem e orientação aconteceu na Praça Erico Verissimo, com distribuição de panfletos, carro de som e carreata pelas ruas centrais da cidade com a presença do personagem do mosquito Aedes.
Segundo Tamara Lorenzon, da Vigilância Ambiental em Saúde, a participação ativa da população é a melhor forma de combater o mosquito. “Aqui em Cruz Alta, fizemos uma ação educativa onde nossos agentes forneceram informações e orientações necessárias para que os moradores possam ajudar nesta batalha contra o Aedes aegypti. Ações como essas são importantes para reforçar a conscientização do quão perigoso é manter criadouros do mosquito em casa. Não eliminar esses criadouros onde a fêmea pode colocar seus ovos, faz com que os focos do transmissor da dengue permaneçam altos”, comentou Tamara. Ela também ressaltou que o bloqueio químico mata os mosquitos que já estão na fase adulta, mas não elimina as larvas e pupas.
A secretária de Saúde, Daura Melissa Westphalen, destacou a importância das ações de conscientização da população. “O aumento dos casos tem nos gerado preocupação, orientamos que em caso de sintomas a pessoa deve procurar a unidade de saúde para o atendimento e diagnóstico correto da doença. Todos devemos redobrar a atenção e cuidados, cada cidadão deve cuidar do seu pátio, a cada dois dias, é muito importante averiguar qualquer objetivo que possa ter água parada. Devemos eliminar os focos para não ter produção do mosquito, mas nesse momento, a população está sendo orientada a usar o repelente, que é um meio de proteção individual”, reforçou a secretária de Saúde.
O Estado do Rio Grande do Sul, em 2024, tem apresentado um aumento expressivo de casos de dengue, cenário epidemiológico semelhante ao do país. O momento é de alerta, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. Cruz Alta registra 35 casos confirmados de Dengue, 196 casos notificados e um óbito pela doença. Mais informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância em Saúde Ambiental: (55) 3324-3600.
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta