sábado , abril 27 2024

Março Amarelo e Lilás alerta para saúde das mulheres

Mês de cuidadados com a Saúde da Mulher

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção para a prevenção de doenças que afetam a saúde das mulheres: a endometriose e o câncer do colo de útero, respectivamente. As Campanhas “Março Amarelo e Lilás” têm como objetivo conscientizar e alertar sobre os sinais, sintomas, formas de prevenção e importância do diagnóstico precoce para o tratamento de ambas as doenças. Em todas as Estratégias de Saúde da Família do município estão sendo realizada uma programação especial com atendimentos estendidos, orientações e coletas de exames preventivos (Papanicolau).

 Endometriose e a importância do diagnóstico

A endometriose é uma modificação no funcionamento normal do endométrio, ou seja, mucosa que reveste a parede interna do útero, que ao invés de ser expelida através da menstruação, ela faz o fluxo contrário e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

No Brasil, a doença atinge mais de 7 milhões de mulheres. Ainda sem uma causa definida, diferentes fatores estão associados à endometriose, como fatores genéticos, problemas no sistema imunológico, hormônios e problemas com o fluxo do período menstrual.

Os principais sintomas da endometriose são: dor intensa em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação; fadiga; diarreia; e dificuldade de engravidar.

A Secretaria de Saúde orienta as mulheres a buscarem atendimento, para que o diagnóstico seja realizado o mais breve possível e que o tratamento seja iniciado. Todos os exames indicados para a detecção da doença estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Câncer de colo de útero

A doença, é causada pela infecção persistente por alguns tipos de HPV (papilomavírus humano). A infecção genital por esse vírus é frequente e não causa doença na maioria das vezes, porém em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer, essas alterações são descobertas no exame preventivo (Papanicolau) por isso a importância da realização dele.

A prevenção da doença está relacionada com a diminuição do contágio pelo HPV. O início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros e tabagismo são alguns fatores que aumentam o risco. A vacinação contra o HPV e a realização do preventivo se complementam como ações de prevenção deste tipo de câncer.

As coletas devem ser agendadas pelo telefone ou presencialmente e podem ser realizadas pela enfermeira na ESF da respectiva região de residência da paciente ou em casos específicos, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

A paciente deve portar o cartão SUS e não é necessária a apresentação de requisição com solicitação médica. Após coleta, o material é encaminhamento ao laboratório de medicina diagnóstica.

O público alvo para a coleta do exame preventivo está na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade e pode ser feito por mulheres que tenham vida sexual ativa antes dos 25 anos. A Secretaria da Saúde orienta que para a realizar o exame Papanicolau/preventivo, a paciente não pode ter relação sexual, nem mesmo com camisinha dois dias antes do exame, não usando duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada. A recomendação é que o exame seja feito anualmente.

VACINAÇÃO CONTRA HPV

Disponível nas salas de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, a vacina contra o HPV está contemplada no calendário vacinal dos adolescentes, sendo ofertada para meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal é de duas doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira.

         Para mais informações, basta entrar em contato com a ESF mais próxima ou com o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, localizado na Rua Pinheiro Machado, esquina com Rua Professor Annes Dias, n° 1437, telefone 3322-7198.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *