sábado , abril 27 2024

Debate sobre irrigação é realizado em Cruz Alta

O Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste Gaúcho e o Sindicato Rural de Cruz Alta, com apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional RS Sustentável Cada Gota Importa, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Cruz Alta e Câmara de Vereadores estão promoveu o debate “Reservação D’ Água, Irrigação e Pisicultura, realizado no último sábado, na Etnia Alemã.

   Fizeram parte do debate: o Secretário Adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul Marcelo Camardelli; Tiago Librelotto Rubert, Produtor Rural, sócio fundador e gestor da Terra Boa Agrícola; João Augusto Telles, Coordenador do Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste Gaúcho; Nelson Nicolodi, Engenheiro Agrônomo e Darci Hartmann, Presidente do Sistema OCERGS e Vice-presidente da CCGL. O debate teve como mediador, o Diretor Técnico da Sementes Aurora e CEO da De Bortoli Consultoria.

Na abertura, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, destacou a importância do trabalho no campo. “Nós temos um compromisso não só com a nossa cidade, mas com o campo. Temos trabalhado muito para que Cruz Alta mude o conceito e comece a valorizar cada vez mais quem trabalha no campo e produz a riqueza que nos faz prosperar. Estamos muito felizes em ser a Capital Gaúcha da Irrigação, porém sabemos que precisamos avançar muito para facilitar a vida do agricultor. Enquanto não tivermos uma legislação onde não se atrapalhe o homem do campo, não adianta nós sonharmos que vamos continuar crescendo ou expandindo, precisamos de leis que auxiliem a irrigação e a reservar a água. O Governo do Estado está trabalhando fortemente para isso, temos recebido os agricultores e produtores aqui do município para levarmos essa pauta adiante e avançarmos nesse sentido, pois é só ouvindo eles que vamos evoluir”.

Para o Presidente do Sindicato Rural, Moacir Medeiros, a irrigação está tomando um novo rumo. “Estamos muito contentes por toda essa iniciativa onde vamos tomar um novo rumo, e agora todos os paradigmas serão quebrados, de fato, onde hoje poderemos realmente ter nossas áreas irrigadas. É muito importante que nós tenhamos sucesso para conseguirmos cada vez produzir mais e sermos de fato o país que mais produz alimentos no mundo”.

Participaram do evento, prefeitos da região, o Deputado Federal Pedro Westphalen, o Deputado Licenciado Rafael Braga, vereadores, produtores rurais e representantes de empresas do setor agrícola.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *