segunda-feira , abril 29 2024

Secretaria de Saúde visa aumentar cobertura vacinal da população

Doses da vacina contra a Influenza estão disponíveis nas ESFs

A Campanha de Vacinação contra a Influenza em Cruz Alta registra baixa procura pela população apta a receber a imunização. Com base nos dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o dia 07/04/2024, até o momento, em Cruz Alta foram aplicadas 2.412 doses, o que representa 10,20% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, que são gestantes, puérperas, crianças, idosos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, dentre outros. A população alvo soma ao todo 29.398 pessoas, das quais a SMS pretende vacinar pelo menos 90% deste público.

A Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo sábado, 13, o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza. A mobilização ocorrerá, das 09h às 17h, nos seguintes locais:  UBS Benjamin Nott, ESFs Toribio Verissimo; Abegay; Alvorada; Santa Rita; Brum; Jardim Primavera; Vila Nova; São Genaro, Centro e Unidade Móvel na Praça da Erico Verissimo (Matriz), em caso de chuva as vacinas serão aplicadas no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

Segundo a secretaria de Saúde, Daura Melissa Westphalen, a procura normalmente costuma ser abaixo do esperado nos primeiros dias de campanha. “Quando iniciam as ações mais concentradas, a tendência é a população ir aderindo a procura pela vacina. É preciso sensibilizar ainda mais a comunidade para a importância da imunização, ainda temos a realização dos Dias D da Campanha, isso contribuirá para alcançarmos mais pessoas e melhorar os índices de imunização do nosso município”, comenta.

A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. O imunizante contra gripe é seguro, contribuindo principalmente no período de baixa temperatura, onde as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes, e pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.  A dose protege contra as novas cepas do vírus A-H1N1, A-H3N2 e Influenza tipo B.

A população pode procurar as Estratégias de Saúde da Família nos bairros e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança para receber a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. As unidades com salas de vacinação disponíveis são: ESFs Centro, Toribio Verissimo, Santa Rita, Jardim Primavera, Brum, Vila Nova, São Genaro, Benjamin Nott, e Centro de Saúde da Mulher e da Criança. É necessário levar documento com foto ou cartão SUS e a Carteira de Vacinação.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *