terça-feira , abril 15 2025

Prefeitura de Cruz Alta comemora contratação do Projeto Executivo do Contorno Ferroviário

A Prefeitura Municipal de Cruz Alta tem a satisfação de informar que foi julgado e habilitado o edital de concorrência eletrônica nº. 0488/2024-00, do governo federal, referente à contratação de uma empresa especializada para a elaboração do Projeto Básico do Contorno Ferroviário do município. O valor negociado foi de R$ 8.379.576,82 com a empresa TPF Engenharia Ltda.

O projeto visa a construção de dois contornos ferroviários, garantindo a modernização da infraestrutura e a mitigação de conflitos entre o tráfego ferroviário e urbano. O Contorno I terá uma extensão de 18,69 km e incluirá a construção de dois viadutos ferroviários sobre rodovias. O Contorno II contará com 11,10 km e também incluirá dois viadutos. O novo pátio ferroviário será implantado na área de Cruz Alta, sendo essencial para a nova dinâmica de transporte.

Desde o início do seu mandato, a prefeita Paula Facco Rubin Librelotto tem trabalhado em parceria com a comunidade. “Formamos uma comissão com os moradores da beira-trilho para que suas demandas fossem ouvidas e atendidas. O nosso compromisso é levar suas vozes até Brasília, buscando sempre soluções que promovam a qualidade de vida e a segurança em nossa cidade. Essa licitação é o início da história de muito esforço e luta da população envolvida, e ainda há muito a ser feito.”, declarou a prefeita.

Além de melhorar a logística e eficiência do transporte ferroviário, o projeto contará com estudos ambientais fundamentais para a mitigação dos impactos e a obtenção das licenças necessárias. É uma medida que visa atender, de forma coordenada, tanto à infraestrutura quanto ao cuidado com o meio ambiente e a segurança da população.

O procurador-geral Vítor André Giacomini Nunes também ressaltou a importância da participação da comunidade. “A administração está unida em prol do progresso e desenvolvimento de Cruz Alta. A parceria com os moradores é essencial para que possamos traçar estratégias que respeitem a nossa população e atendam suas necessidades, especialmente a resolução definitiva dos conflitos fundiários e permanência, de uma vez por todas, das famílias beira-trilhos nos locais onde estão e sempre estiveram.”, afirmou.

Os benefícios esperados com a implementação do contorno ferroviário incluem a redução de ruídos e gases poluentes, a diminuição do tempo de viagem e do custo operacional, além de uma significativa valorização da área urbana. Ao desativar linhas existentes no centro da cidade, o projeto promete eliminar o tráfego de manobras de trem, reduzindo acidentes e congestionamentos.

O prazo de execução do projeto está estimado em aproximadamente três anos, e será acompanhado de perto pela administração municipal, garantindo que todos os serviços e produtos cumpram a legislação ambiental vigente.

Verifique também

Prefeitura assina contrato para início das obras de 140 casas do programa Minha Casa Minha Vida

A Prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto assinou na terça-feira, 08, o contrato …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *