sábado , abril 27 2024

PF investiga tráfico internacional de órgãos humanos em Manaus

PF investiga tráfico internacional de órgãos humanos em Manaus (Foto: Divulgação/PF)

Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Plastina para investigar uma possível prática do crime de tráfico internacional de órgãos humanos.

A ação da PF cumpre dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 4o Vara Federal Criminal da SJAM, sendo em uma casa e o outro no Laboratório de Anatomia da Universidade do Estado (UEA), e um mandado de afastamento de função pública.

Conforme as investigações, o suspeito enviou os órgãos plastinados de Manaus com destino à Cingapura. Há indícios que foi postada uma encomenda contendo uma mão e três placentas de origem humanas, cujo destinatário seria um designer famoso indonésio que vence acessórios e peças de roupas utilizando materiais de origem humana.

Caso seja condenado, o investigado poderá responder pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão. 

A plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, que consiste em extrair líquidos corporais e os lipídios, através de métodos químicos, substituindo-os por resinas plásticas como poliéster, silicone e epóxi, que resulta em tecidos secos, duráveis e inodoros.

Fonte: Fiscaliza Amazonas

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *