O Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta estará participando do Circuito de festivais internacionais de folclore de danças patrimonial de pares – Danzpare que acontecerá em Honduras, na América Central, representando o município de Cruz Alta e o Danzpare Brasil. O festival irá acontecer em extensa programação entre os dias 23 de junho a 3 de julho. O casal indicado para essa participação serão os chalerianos Mariela Masutti e Luiz Felipe Oliveira. “Levarão na mala repertórios de danças do brasil como forró, samba de gafieira, uma vez que a representação é o país de origem, além das danças folclóricas sul rio-grandenses”, comenta com orgulho o Diretor do grupo Vladimir Colombelli.
Conforme Vladimir, representar nossa cidade, estado e país em festivais folclóricos é motivo de muito orgulho e satisfação. “Isto nos remete lá nos áureos tempos dos anos 90 e 2000, quando o Chaleira percorreu alguns Países da Europa onde participávamos em festivais internacionais de folclore. Estamos voltando com força total para os palcos mundiais, mostrando nossa dança, usos, costumes, e folclore, buscando um único objetivo, ou seja, a paz mundial e integração entre os povos”, diz ele.
Mariela Masutti, fala sobre o seu sentimento de gratidão e honra em poder representar o Grupo Chaleira Preta, cidade de Cruz Alta e o Brasil, com danças típicas que vão do Norte ao Sul. “Os próximos dias serão de muito ensaio e preparação para que consigamos representar muito bem o nosso País lá em Honduras. Estamos muito emocionados e ansiosos”, diz ela.
Muito feliz, Luiz Felipe Oliveira, disse sentir-se imensamente orgulhoso em estar representando o grupo Chaleira Preta que é de Cruz Alta, em um evento onde estarão presentes diferentes Países. “No momento, estamos entrando em preparação para fazer apresentações belíssimas montadas pelos nossos coreógrafos”, diz Luiz Felipe.