terça-feira , abril 23 2024

Prefeitura recebe implementos agrícolas para o fortalecimento da agricultura familiar

No final da tarde da última quinta-feira, 09, a Prefeita Paula Rubin Facco LIbrelotto, realizou a entrega de sete novos implementos agrícolas que serão utilizados pela secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, Bem-Estar Animal e Meio Ambiente, para aumentar a produção e suporte à agricultura familiar e aos pequenos produtores rurais do município.

Os equipamentos estarão inseridos dentro Projeto Patrulha Mecanizada, que consiste na execução de serviços em propriedades rurais particulares, com o uso dos equipamentos agrícolas públicos mediante convênio. O objetivo da patrulha é fortalecer a agricultura familiar no município, ampliando a capacidade da produção agropecuária, beneficiando os pequenos produtores na geração e complemento de sua renda familiar.

A prefeita Dra. Paula destacou a importância do incremento destes novos equipamentos na Patrulha Mecanizada. “Mais uma importante política pública voltada ao pequeno agricultor que chega ao nosso município. Esta importante conquista é fruto do trabalho conjunto e da forte articulação política que realizamos no último ano para viabilizar a liberação deste recurso, um trabalho que gera resultado para a nossa comunidade. O programa trata-se de uma importante ferramenta de auxílio aos pequenos produtores. Quando assumimos a administração, encontramos uma frota sucateada, sem manutenção e alguns equipamentos parados na garagem sem funcionamento. Trabalhamos de forma responsável, investimos e recuperamos parte dos equipamentos, que hoje estão beneficiando dezenas de famílias que procuram o serviço e que necessitam deste importante suporte do poder público”, concluiu a prefeita.

Em 2021, o Poder Executivo Municipal recebeu da gestão passada uma frota de veículos e implementos agrícolas sucateados e sem a devida manutenção. Com gestão transparente, comprometida e eficiente, a atual administração realizou a manutenção e recuperação desses importantes instrumentos de incentivo, valorização e suporte aos pequenos agricultores e produtores rurais.

Foi entregue um arado subsolador cinco garras reforçadas; um distribuidor de sementes 600kg; uma enxada rotativa; uma grade niveladora arrastão 24 discos; uma carreta agrícola basculante; um arado formador de camalhões e uma grade hidráulica 24 discos. Os novos equipamentos vão garantir mais tecnologia e eficiência no atendimento aos produtores rurais.

Os recursos são oriundos de emenda federal da deputada Federal, Dionilso Marcon por meio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com contrapartida do poder executivo. Os recursos só foram liberados após articulação política junto ao Governo Federal.

Participaram do ato de entrega a secretária municipal de Desenvolvimento Rural, Débora Regina Guterres Teixeira; o coordenador da Patrulha Agrícola, Diogo Rafael; o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Bilibio; os vereadores João Augusto Telles, Adir Pretto e Marcos Luza.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *