Cruz Alta vivencia um novo período de estiagem que, completou na última sexta-feira, 10, sessenta dias. O resultado é uma crise hídrica que afeta o abastecimento de localidades do interior, afetando, consequentemente a agricultura e pecuária. É nesse cenário que a Prefeitura, através da Defesa Civil, atua, da prevenção dos danos ao enfrentamento das consequências. Desde o início dos trabalhos de fornecimento, em 10 de dezembro, até o momento, foram levados 650 mil litros.
Segundo o Coordenador Adjunto da Defesa Civil, João Gabriel Oliveira Pereira, o número de famílias atendidas já chega a trinta e um. “No último final de semana, por exemplo, presenciamos na localidade da bacia leiteira uma situação bem difícil, em que os animais já estavam sem água para consumo”, diz.
O Rio Grande do Sul tem 235 municípios com decretos de situação de emergência em razão da estiagem, conforme números da Defesa Civil. A situação afeta pouco mais de 47% das 497 cidades gaúchas, ou seja, quase a metade. Do total de decretos, 110 já foram reconhecidos pelo governo federal. Isso facilita a liberação de recursos para que as cidades combatam os efeitos da falta de chuva.
METEOROLOGIA
Para esta semana, a previsão do tempo indica chuvas a partir desta terça-feira. Elas deverão se estender até sexta-feira, 17. As temperaturas, ao longo da semana, permanecerão mais amenas, oscilando de 26 a 29 graus.
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta