sábado , novembro 23 2024

Prefeitura testa aparelho importado da Europa, utilizado para limpeza e recuperação de prédios históricos

Primeira avaliação está sendo feita no Museu Érico Veríssimo através de uma parceria com o Exército Brasileiro

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, acompanhou a realização dos testes para limpeza do Museu Érico Veríssimo, a fim de higienizar a fachada do prédio histórico, sem danificar o revestimento original.

“A manutenção periódica nos prédios de interesse histórico é importante, uma vez que além de revitalizar o bem, preserva a suas estruturas da ação do tempo. Cabe ressaltar que toda e qualquer tipo de intervenção em bem tombado, inclusive em seu entorno, deve passar por aprovação prévia, neste caso do IPHAE. Por isso, informamos o Instituto sobre os testes e realizamos o acompanhamento de todo o processo. Estamos utilizando um equipamento especial, importado da Itália, que usa baixa pressão, o que não agride a fachada e mantém as suas características originais”. Explicou o arquiteto da Prefeitura, Mateus Veronese.

A casa em que o escritor Érico Veríssimo nasceu e passou os primeiros anos de vida foi tombada em 1984 pelo IPHAE. O Museu reúne um significativo acervo de objetos que pertenceram ao escritor, como sua primeira máquina de escrever, óculos, livros, chapéus e originais de suas obras, além de alguns móveis que pertenceram à família.

Segundo a Secretária Municipal de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, Bárbara Vieira Nogueira, a Prefeitura está elaborando o projeto de restauro do Palácio da Intendência, construído em 1914 e tombado pelo IPHAE em 1984. “O Projeto está sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria e em breve será encaminhado para aprovação no IPHAE”.

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *