-as coletas devem ser preferencialmente agendadas-
Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mês também dedicado a prevenção do câncer de colo de útero, conhecido como campanha Março Lilás, que visa levar informações e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção e conscientização para a realização do exame conhecido como Papanicolau (Preventivo).
Segundo a Enfermeira do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Leise Pereira Da Costa, as coletas devem ser preferencialmente agendadas e podem ser realizadas pelo profissional enfermeiro na ESF da respectiva região de residência da paciente ou em casos específicos, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança. “A coleta pode ser agendada via telefone ou presencialmente”. A paciente deve portar o cartão SUS e não é necessária a apresentação de requisição com solicitação médica. Após coleta, o material é encaminhamento ao laboratório de medicina diagnóstica.
Leise explica que o público alvo para a coleta do exame preventivo está na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade. “O exame também poderá ser feito pelas mulheres que tenham vida sexual ativa antes dos 25 anos”. O procedimento é indolor, simples e rápido, podendo no máximo, causar um pequeno desconforto, que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for efetuado com boa técnica.
“Para a realização do exame Papanicolau/preventivo a paciente não deve ter relação sexual, nem mesmo com camisinha dois dias antes do exame, não usando duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada”.
O resultado do exame leva em média, trinta a quarenta dias para ficar pronto, e caso assinale alguma alteração, é feito contato com a paciente e realizado seu encaminhamento para consulta médica.
“A orientação é que ele seja feito anualmente. Mas, se apresentar alguma irregularidade, o seguimento é conforme os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, incluindo todas as etapas estabelecidas pelas Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do câncer do colo uterino”.
CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
A doença, é causada pela infecção persistente por alguns tipos de HPV (papilomavírus humano). A infecção genital por esse vírus é frequente e não causa doença na maioria das vezes, porém em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer, essas alterações são descobertas no exame preventivo (Papanicolau) por isso a importância da realização dele.
A prevenção da doença está relacionada com a diminuição do contágio pelo HPV. O início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros e tabagismo são alguns fatores que aumentam o risco. A vacinação contra o HPV e a realização do preventivo se complementam como ações de prevenção deste tipo de câncer.
VACINAÇÃO CONTRA HPV
Disponível nas salas de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, a vacina contra o HPV está contemplada no calendário vacinal dos adolescentes, sendo ofertada para meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal é de duas doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira.
Para mais informações, basta entrar em contato a ESF da respectiva região de abrangência ou com o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, localizado na Rua Pinheiro Machado, esquina com Rua Professor Annes Dias, n° 1437, telefone 3322-7198.
Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta