sábado , abril 27 2024

SAE registra redução no número de casos novos de HIV/Aids

Comparativo é feito com o ano de 2021, quando este número foi maior

Dados do Serviço de Atendimento Especializado-DST/Aids (SAE), revelam que no período de janeiro a maio de 2022, foram registrados 07 casos de HIV/Aids em Cruz Alta. Em 2021, neste mesmo período foram 11. “É essencial que, as pessoas, continuem procurando o teste rápido para a identificação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Aquele que tem o vírus e não sabe, pode transmitir involuntariamente. Por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa busquem fazer periodicamente o exame”, comenta a Coordenadora do SAE, Ângela Garlet.

Conforme Ângela, apesar dos avanços, nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus (HIV) causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias. A profissional reforça que o principal meio de prevenção à HIV/AIDS é o uso de camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais. Este é o método mais eficaz de prevenção não apenas à HIV/AIDS como as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatites. Preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde e no SAE. “Além de usar a camisinha, é importante fazer o teste precocemente, realizando o tratamento adequado do HIV e de qualquer outra IST”.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) surgiu na década de 1980 e permanece sem cura. É uma doença rodeada de tabus, medo e preconceitos. O tratamento com medicamentos tem permitido uma vida mais longa e com maior qualidade aos soropositivos – pessoas com o vírus HIV. Um paciente pode ser soropositivo, ou seja, conviver com o vírus HIV sem ter a manifestação da doença AIDS. Porém, quase todos os portadores do vírus HIV, se não receberem o tratamento adequado, podem ter um quadro de evolução para a síndrome.

GESTANTES

Mulheres soropositivo precisam ficar atentas para evitar a contaminação dos filhos durante a gravidez, parto ou amamentação. É fundamental que toda mulher grávida faça o teste que identifica a presença do vírus HIV. Esse exame pode ser realizado gratuitamente pelo SUS em qualquer Estratégia de Saúde da Família de Cruz Alta e no SAE. Se o resultado for positivo para o vírus, a gestante deverá seguir um tratamento adequado evitando a transmissão para o filho na hora do parto.

A gestante soropositiva recebe medicamentos específicos durante toda a gravidez e, até as quatro primeiras semanas de vida, o recém-nascido também deverá fazer uso dos medicamentos.

O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *