sábado , novembro 23 2024

Projeto “Asas” reforça processo de alfabetização aos alunos da rede municipal

Atividades serão desenvolvidas no turno inverso.

Atender em turno inverso ao das aulas regulares, aos estudantes do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal que, em função da pandemia de Covid-19 não desenvolveram as habilidades de leitura, escrita, e raciocínio lógico-matemático até o 3º ano. Este é o principal objetivo do projeto de apoio pedagógico “Asas” que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o Secretário de Educação, Moacir Marchesan Junior, o projeto envolverá todas as escolas de ensino fundamental.  “Embora os professores tenham se esforçado e dedicado durante o período de aulas remotas, muitos alunos retornaram à escola sem sequer reconhecer as letras, estando matriculados no 4º e 5º anos, séries que já ultrapassaram o bloco considerado de alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano”.

Moacir destaca que, entre os objetivos do projeto estão a organização de um momento diferenciado para atendimento dos alunos com dificuldades no processo de alfabetização; utilizar ferramentas pedagógicas diferenciadas para a mediação no processo de desenvolvimento da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático; proporcionar atividades que possibilitem o desenvolvimento e consolidação do processo de aprovação do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades e ao envolvimento de práticas diversificadas de letramentos.

Para o desenvolvimento do projeto, a Secretaria de Educação efetuou o levantamento de dados dos alunos não alfabetizados e matriculados no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, bem como reunião com os pais com a finalidade de conscientizá-los sobre a importância da frequência das crianças às aulas de apoio pedagógico em turno inverso ao das aulas, mapeamento do nível de escrita em que se encontra cada aluno não alfabetizado e, por fim, a formação com as psicopedagogas do NAE.

Moacir salienta que as equipes gestoras apontaram mais de 215 alunos nessa situação, o que exige ações pedagógicas diferenciadas tanto das escolas, quanto da Secretaria Municipal de Educação, já que ciclos de alfabetização que são incompletos podem acarretar reprovações e abandonos nas etapas subsequentes da escolarização.

“A partir disto, vimos que se faz necessário mobilizar inúmeros esforços para alocar professores que auxiliem no processo de alfabetização desses alunos, possibilitando, assim, o prosseguimento e sucesso da trajetória escolar”, diz o Secretário.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

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