Ações são intensificadas com o apoio das forças de segurança
A Vigilância Sanitária, segue recebendo e verificando denúncias a respeito do descumprimento das regras estabelecidas em decreto municipal para o enfrentamento da COVID-19. Com o apoio dos órgãos de segurança pública, servidores do município tem realizado autuações principalmente em relação a aglomerações e o não uso da máscara.
“As ações que a Vigilância Sanitária vem realizando, de segunda a domingo, com escalas de trabalho diário é para fiscalizar, orientar, monitorar e autuar tanto pessoas como estabelecimentos em relação ao descumprimento do decreto 55.882 de 15 de maio de 2021”. Comentou a Coordenadora da Vigilância, Daura Melissa Costa Beber Westphalen.
Segundo dados da 9º Coordenadoria Regional de Saúde e da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, de março a maio de 2021, foram abordadas na via pública de Cruz Alta, 529 pessoas sendo que 37 foram autuadas por descumprimento dos protocolos do sistema de distanciamento controlado. As ações em estabelecimentos comerciais tiveram 251 registros com 24 autuações e 2 interdições, no mesmo período.
As Polícias Civil e Militar e o Departamento Municipal de Trânsito estão presentes na maioria das ações, auxiliando na dispersão de aglomerações e na autuação de cidadãos. O telefone da central de denúncias é (55) 9 9966-0777
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta