quinta-feira , março 28 2024

336,8 mil doses contra a Covid-19 serão entregues pelo Estado nesta sexta-feira

Cruz Alta receberá 2171 Doses

A Secretaria da Saúde (SES) fará nesta sexta-feira (25) a distribuição de 336.880 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios gaúchos. Serão 91.800 doses do primeiro lote de vacina da Janssen, além de 97.660 de Coronavac e 147.420 da Pfizer. Esses lotes chegaram ao RS nesta quinta-feira (24). Todos os 497 municípios serão atendidos com os três tipos de imunizantes.

Clique aqui e acesse a planilha com a distribuição das vacinas por município

O envio ocorrerá por transporte aéreo (com o apoio da frota da Secretaria de Segurança Pública) e por via terrestre. Um helicóptero da Polícia Civil tem saída marcada para às 11 horas do aeroporto Salgado Filho com as doses 29,5 mil doses para os 44 municípios de abrangência da 4ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Saúde (com sede em Santa Maria e Alegrete, respectivamente). A previsão de chegada em Santa Maria é às 12h30, sendo que a 10ª CRS retira lá o seu quantitativo. Caso as condições climáticas impeçam o voo, o envio será feito por transporte terrestre.

As doses destinadas a Porto Alegre (51 mil) e às regionais mais próximas da Capital (com sede em Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório) serão retiradas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. As demais coordenadorias serão abastecidas em quatro roteiros terrestres que partem de manhã de Porto Alegre com destino a Passo Fundo (atendendo 6ª e 11ª regionais), Palmeira das Missões (2ª e 15ª), Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª) e Pelotas (3ª e 7ª).

Primeiras, segundas e doses únicas

Esse envio contemplará a primeira entrega da SES aos municípios da vacina Janssen, produzida pelo laboratório da Johnson & Johnson. O principal diferencial deste imunizante em relação aos demais já disponíveis é a necessidade de apenas uma dose para o esquema vacinal ser considerado completo.

O lote de 97 mil doses de Coronavac distribuídos nesta sexta corresponde a 50% do que o Estado recebeu nesta semana do Ministério da Saúde. A orientação é para o uso da primeira dose da população, enquanto a outra metade fica reservada com a SES para a segunda aplicação (prevista para 28 dias após a primeira).

Também devem ser usadas para primeira dose as 147 mil doses de Pfizer que estão sendo distribuídas neste momento. As decisões foram pactuadas em reunião ocorrida esta semana na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do Estado e dos municípios.

Quase metade do público já foi vacinado

Dados desta quinta-feira mostram que o Rio Grande do Sul já teve 49% dos gaúchos acima dos 18 anos vacinados com ao menos uma dose. Isso representa quase 4,4 milhões de pessoas. Outras 1,8 milhão (20% da população vacinável) completou o esquema com a segunda dose.

A previsão é que, com os demais envios previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro.

Doses contra o coronavírus recebidas pelo RS até 24/06/21:

Coronavac (Butantan): 3.611.000
Oxford (AstraZeneca): 3.987.850
Pfizer (Biontech): 652.980
Janssen (Johnson & Johnson): 91.800
TOTAL: 8.343.630

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.

Verifique também

Concurso Público: Candidatos já podem conferir horário e local de prova

A Administração Municipal divulgou na última quinta-feira, 14, o Edital com horários e locais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *