sexta-feira , maio 3 2024

Programação dos 16 dias de ativismo terá caminhada amanhã

Atividades culturais marcarão o encerramento da programação

Para marcar o encerramento da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência doméstica e familiar, que iniciou em 26 de novembro, o Centro de Referência Maria Mulher organizou uma caminhada para esta sexta-feira, 10,  com saída da praça Erico Verissimo, às 14h30min.  Segundo a Coordenadora do CRMM, Ivânia Fernandes, será feito um trajeto até a Prefeitura Municipal. Foram convidados a participarem da ação, as integrantes da Rede de Proteção à mulher e autoridades locais. Ao final, haverá uma atividade cultural, com a participação da personagem “tia Flica”, do Grupo Teatral Máschara, e Cia de Danças 7 e 8, além de uma atração musical.

 

A campanha dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” é uma mobilização mundial que ocorre em mais de 160 países, sendo realizada no Brasil desde 2003.

Ivânia salienta que durante 16 dias são realizadas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, e também para avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.

Ativismo

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

“Neste mês, o uso da cor laranja significa, alegria, prosperidade, vitalidade e sucesso. O laranja é uma cor vibrante e positiva representa o mundo livre de violência contra as mulheres, cor símbolo da campanha pela ONU”, diz Ivânia.

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *