quinta-feira , maio 2 2024

Geração de Renda supera atendimentos em 2021

Durante o ano passado, o setor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, de Geração de oportunidades, trabalho e renda prestou 5.700 atendimentos. Segundo a Coordenadora da Pasta, Caroline Silveira Netto, os números superaram as suas expectativas. “O setor prioriza as oportunidades para que as pessoas possam de alguma forma gerar a sua renda, e assim criar autonomia financeira”. De acordo com Caroline, o Ateliê municipal e a Cozinha Produtiva com mais de 1.030 atendimentos, foram os outros grandes destaques de 2021 que serviram de instrumentos para estas famílias.

A retomada dos Clubes de Mães, e a realização mensal das Feiras de artesanato, também foram surpreendentes, com os atendimentos passando de 2.700. “Ainda temos o Mães Arteiras com mais de 1.900 seguidores nas redes sociais do Facebook e Instagram. Através destas plataformas conseguimos chegar bem próximo de um atendimento presencial, pois a instrutora está disponível para esclarecer dúvidas e o processo das técnicas, auxiliando, principalmente, quem precisa ficar em casa nesta pandemia”.

Hora Criativa

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Ateliê Municipal Mães Arteiras criou o projeto “Hora Criativa”, cujas atividades iniciam em março. Crianças, em situação de vulnerabilidade social, poderão trabalhar suas criatividades e assim, sentirem –se valorizados e parte de um novo mundo.

Caroline explica que o projeto “Hora Criativa” quer que os participantes do projeto refletiam, com pensamento crítico social, sobre os problemas das suas comunidades, desenvolvendo uma cultura mais participativa e autônoma que favoreça o bem-estar coletivo.

“Para isso, o artesanato se transforma em um instrumento fundamental para o debate sobre identidade, direitos e cidadania, proporcionando oportunidades para compartilhar conhecimentos, manter relacionamentos e ainda promover a participação deles nas esferas públicas. Desejamos contribuir de alguma forma para a mudança de mentalidade deles, para que entendam a sua importância como protagonista de sua história, buscando novas oportunidades para um futuro melhor, tanto para a criança quanto a transformação da sociedade como um todo”.

Programa de Desenvolvimento e Oportunidades

Falando em oportunidades, Caroline diz que em março será lançado o Programa de Desenvolvimento e Oportunidades, onde a Prefeitura, juntamente com entidades do município, empresas privadas e voluntários disponibilizarão a capacitação para pessoas acima de 20 anos e desempregadas, tornando-os aptas às necessidades do mercado de trabalho. O Programa dura em média um mês e é dividido em três módulos.

“Foi um projeto muito pensado e estudado. Desde o ano passado, a equipe vem o elaborando. Faremos a ponte entre a demanda da empresa e a necessidade de quem está fora do mercado, trabalhando o seu desenvolvimento pessoal”.

As aulas do módulo 1 e 2, iniciam no dia 7 de março, e acontecerão junto a sede da Associação Comercial e Industrial-ACI, da qual é parceira do programa. Quanto ao módulo 3, Caroline salienta que este se refere ao estágio a ser realizado em uma empresa.  “Embora ainda não seja um programa remunerado, lembro que o conhecimento que esses alunos receberão, é algo que com certeza não tem preço”.

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *