quinta-feira , novembro 21 2024

Dose de reforço para gestantes e puérperas tem prazo reduzido

-estão sendo disponibilizadas quartas doses para pacientes imunossuprimidos-

Seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, através do Informe Técnico nº 19/2021, atualizado em 02 de fevereiro de 2022, a Prefeitura de Cruz Alta passa a reduzir o prazo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), a partir de 18 anos de idade, de cinco para quatro meses. A imunização é indicada para grávidas, independente do período gestacional, já que os riscos são maiores delas desenvolverem quadros mais perigosos da doença caso sejam contaminadas.

A vacinação deste grupo, deverá ser realizada com os imunizantes que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth), preferencialmente Pfizer. Alguns estudos, inclusive evidenciaram a presença de anticorpos no leite materno e a transmissão transplacentária no último trimestre de gestação após a vacinação da mãe. “Uma das principais medidas que a dose de reforço traz é na ampliação da resposta imune”, comenta a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel.

O REFORÇO PARA O RESTANTE DA POPULAÇÃO

Joice salienta que completar o esquema vacinal com a 1ª e 2ª doses e tomar a dose de reforço (3ª dose) é a principal arma contra complicações que podem ser causadas pela Covid-19. A dose de reforço da vacina contra a covid-19 está disponível para aplicação em pessoas a partir de 18 anos, respeitando um intervalo de quatro meses contados a partir da data de recebimento da segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac.  No caso da Janssen, o intervalo é de sessenta dias da primeira dose. “O cenário de hoje é de complicações para quem não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 ou está com a segunda ou terceira doses atrasadas”.

QUARTA DOSE

Pacientes imunossuprimidos recebem a aplicação de um novo reforço, ou seja, uma quarta dose de vacina para esse público. O intervalo também é de quatro meses, contados a partir do primeiro reforço.

São considerados pacientes imunocomprometidos:

•          os portadores de imunodeficiência primária grave;

•          quem está fazendo quimioterapia para câncer;

•          transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

•          pessoas vivendo com HIV/AIDS;

•          pacientes em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

•          pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações);

•          pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;

•          pacientes em hemodiálise;

•          pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua General João Manoel, número 753). É fundamental comparecer portando a carteira de vacinação, documento com CPF, cartão sus (se tiver) e, no caso dos pacientes imunossuprimidos, também é necessário levar um comprovante da doença.

 

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *