sexta-feira , abril 4 2025

Dose de reforço para gestantes e puérperas tem prazo reduzido

-estão sendo disponibilizadas quartas doses para pacientes imunossuprimidos-

Seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, através do Informe Técnico nº 19/2021, atualizado em 02 de fevereiro de 2022, a Prefeitura de Cruz Alta passa a reduzir o prazo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), a partir de 18 anos de idade, de cinco para quatro meses. A imunização é indicada para grávidas, independente do período gestacional, já que os riscos são maiores delas desenvolverem quadros mais perigosos da doença caso sejam contaminadas.

A vacinação deste grupo, deverá ser realizada com os imunizantes que não contenham vetor viral (Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth), preferencialmente Pfizer. Alguns estudos, inclusive evidenciaram a presença de anticorpos no leite materno e a transmissão transplacentária no último trimestre de gestação após a vacinação da mãe. “Uma das principais medidas que a dose de reforço traz é na ampliação da resposta imune”, comenta a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel.

O REFORÇO PARA O RESTANTE DA POPULAÇÃO

Joice salienta que completar o esquema vacinal com a 1ª e 2ª doses e tomar a dose de reforço (3ª dose) é a principal arma contra complicações que podem ser causadas pela Covid-19. A dose de reforço da vacina contra a covid-19 está disponível para aplicação em pessoas a partir de 18 anos, respeitando um intervalo de quatro meses contados a partir da data de recebimento da segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac.  No caso da Janssen, o intervalo é de sessenta dias da primeira dose. “O cenário de hoje é de complicações para quem não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 ou está com a segunda ou terceira doses atrasadas”.

QUARTA DOSE

Pacientes imunossuprimidos recebem a aplicação de um novo reforço, ou seja, uma quarta dose de vacina para esse público. O intervalo também é de quatro meses, contados a partir do primeiro reforço.

São considerados pacientes imunocomprometidos:

•          os portadores de imunodeficiência primária grave;

•          quem está fazendo quimioterapia para câncer;

•          transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

•          pessoas vivendo com HIV/AIDS;

•          pacientes em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

•          pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações);

•          pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;

•          pacientes em hemodiálise;

•          pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua General João Manoel, número 753). É fundamental comparecer portando a carteira de vacinação, documento com CPF, cartão sus (se tiver) e, no caso dos pacientes imunossuprimidos, também é necessário levar um comprovante da doença.

 

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

Verifique também

Influenciador Murilo Groth incentiva protagonismo das novas gerações no agronegócio

Assuntos como o cooperativismo e a permanência do jovem no agronegócio familiar foram assuntos do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *