sexta-feira , março 29 2024

Vacina meningocócica C é disponibilizada temporariamente para crianças até 10 anos de idade não vacinadas

Medida tem por objetivo ampliar a proteção contra a doença

O Programa Nacional de Imunizações está disponibilizando temporariamente, até julho de 2022, a vacina meningocócica C (Conjugada) para crianças com no máximo 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade que por algum motivo, perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas. De acordo com Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, as doses estão sendo ofertadas na sala de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e na sala de vacinação itinerante (conforme escala), dada a relevância da vacinação neste grupo etário, garantindo boas coberturas vacinais para a doença.

“Esta medida tem por finalidade proteger as crianças até 10 anos de idade, evitar surtos causados por este sorogrupo, além de otimizar o uso de doses, em virtude do baixo consumo desta vacina nos últimos anos, e da existência de quantitativo de doses”.

A DOENÇA

Meningite é o nome dado às infecções que atingem as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. É causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. Seja qual for o causador, todas as meningites são de notificação compulsória. Além disso, a doença é considerada endêmica, ou seja, os casos ocorrem durante todo o ano.

A Neisseria meningitidis (meningococo) é uma das principais bactérias causadoras de meningite. Os indivíduos costumam variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica – que pode levar a óbito.

A doença meningocócica, devido à sua gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, é tida como um problema de saúde pública, sendo uma importante causa de morbimortalidade no mundo, em especial nas crianças menores de cinco anos de idade. Em situações de surto, atenta a profissional, a doença pode atingir adolescentes e adultos jovens.

“É fundamental que os pais ou responsáveis não deixem de levar as crianças não vacinadas para receberem a dose”, finaliza Joice.

 

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Concurso Público: Candidatos já podem conferir horário e local de prova

A Administração Municipal divulgou na última quinta-feira, 14, o Edital com horários e locais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *