terça-feira , abril 23 2024

Vacinação contra a influenza é aberta para a população em geral

-campanha de vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até 24 de junho-

A vacinação contra a gripe passou a ser aberta para a população em geral a partir dos 6 meses de idade, conforme a CIB/RS nº 187/22. A aplicação está disponível para crianças até 9 anos, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança- CSMC, ESFs Centro, Alvorada, Vila Nova, Toribio Verissimo e Primavera, das 8h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h e para adultos em todas as ESFs, SAE, e Centro de Saúde da Mulher e da Criança-CSMC. Para se vacinar é importante levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Vanessa Dotto, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica,  explica que, mesmo quem já tomou a vacina da gripe em anos anteriores deve receber nova dose em 2022, se estiver entre os grupos prioritários elencados. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante contra influenza é atualizado anualmente para proteger contra as cepas que mais circularam no Hemisfério Sul nos meses anteriores.

SARAMPO

Assim como a vacinação contra a influenza continua, a do sarampo também.  Até 24 de junho, as crianças de 06 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores da saúde poderão se vacinar.

Em relação as crianças, nos mesmos locais que são ofertadas doses contra a Gripe, estão disponíveis doses contra o sarampo. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

Já os profissionais da saúde que desejarem fazer a vacina contra o Sarampo, deverão buscar o CSMC, ESF Centro, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Toribio Verssimo e ESF Alvorada.

A tríplice viral é uma vacina atenuada, que contém vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba. É uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses. As duas na forma da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.

Fonte: Prefeitura Municipal De Cruz Alta

 

 

Verifique também

Assinado contrato para ínicio das Obras na Escola Margarida Pardelhas, investimento será de 18 milhões

Melhorias na Margarida Pardelhas serão realizadas por meio do Programa Lição de Casa e beneficiarão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *