domingo , abril 28 2024

Cruz Alta comemora a vinda do Comando Regional do Corpo de Bombeiros

Para tratar sobre as ações de implementação do batalhão em Cruz Alta, o deputado Estadual, Rafael Braga Librelotto e a Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (01/02), com o Comandante do 12º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Elisandro Machado e com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, 1º Tenente Josiclei Tadeu Alvares de Paula.

O Governo do Estado por meio da Secretaria da Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros Militar publicou nesta semana a Portaria nº 018/CBMRS/2024 que institui a circunscrição administrativa e operacional do Corpo de Bombeiros Militar, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. A reformulação administrativa segue o planejamento e a avaliação criteriosa do órgão, referente aos objetivos, planejamento e ações de segurança pública, em prol da eficiência, a eficácia e a melhoria dos serviços prestados à população do Estado.

Entre as reformulações publicadas na portaria, destaca-se a troca da sede do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros (12° BBM), que atualmente está em Ijuí, para o município de Cruz Alta, passando o quartel dos Bombeiros de Ijuí sob jurisdição do Batalhão dos Bombeiros atualmente sediado em Santo Ângelo.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição de grande importância e relevância para todos nós Cruz-altenses. Desde que assumimos a administração, temos trabalhado de forma conjunta para fortalecer essa importante instituição. Hoje reafirmamos o nosso compromisso, colocando a administração municipal à disposição do 12° BBM para auxiliar no processo de transferência da sede do comando. A partir desta reformulação administrativa, Cruz Alta receberá o incremento de novos servidores e serviços disponibilizados à população”, concluiu a prefeita.

Entrega de Equipamentos:

Durante o encontro, também foi realizada a entrega de equipamentos adquiridos através do repasse de recursos financeiros. O investimento foi de R$ 16.209,00. Entre os equipamentos entregues, destacam-se quatro motosserras Stihl, uma motobomba e cinco pares de botas de segurança para utilização em ocorrências.

Investindo na segurança e proteção dos bombeiros, também foram adquiridas calças destinadas a proteção dos profissionais quando estiverem operando motosserras. Elas possuem uma trama que trava a motosserra antes que ela possa ferir o bombeiro, caso ocorrer um acidente. A nova motobomba STIHL garante alto desempenho na transposição de água. O equipamento pode ser usado na transferência de rios, lagos, poços, açudes e outros tipos de reservatórios.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, Tenente Josiclei Tadeu Alvares de Paula os novos equipamentos auxiliaram a corporação no atendimento das ocorrências. “O incremento de novos equipamentos para utilização em ocorrências e no atendimento de demandas é fundamental para qualificar a prestação dos serviços e permitir condições para uma pronta resposta aos eventos climáticos. Em nome do Corpo de Bombeiros, quero agradecer à prefeita e a administração pelo apoio prestado ao nosso órgão, reafirmando o compromisso da corporação com a comunidade Cruz-altense”, concluiu o comandante.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *