segunda-feira , abril 29 2024

Assinado contrato para ínicio das Obras na Escola Margarida Pardelhas, investimento será de 18 milhões

Melhorias na Margarida Pardelhas serão realizadas por meio do Programa Lição de Casa e beneficiarão cerca de 800 alunos

O governador Eduardo Leite assinou, nesta terça-feira (9/4), o contrato para o início da reconstrução e da ampliação do prédio da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, em Cruz Alta. O investimento de R$ 18,6 milhões está contemplado no Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e da Educação, e beneficiará cerca de 800 estudantes.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-governador Gabriel Souza, a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, a secretária em exercício de Obras Públicas, Zilá Breitenbach, a diretora da escola, Viviane dos Reis Knachaka, e o representante da empresa que executará a obra, Valdeci Stiler.

“Sabemos que essa era uma demanda antiga e que as respostas não tinham sido dadas à altura do que esperava a comunidade ao longo dos últimos anos, mas conseguimos superar os obstáculos. A assinatura do contrato encerra um capítulo de dificuldades, e o governo vai assegurar os recursos para concluir a obra”, afirmou Leite. “É uma escola que será referência para o Estado, com um ambiente mais acolhedor e estimulante para os estudantes.”

“A obra representa o compromisso do governo do Estado com a educação, o que passa também pela revitalização das escolas. A conclusão das melhorias na estrutura da Margarida Pardelhas é uma demanda que acompanho desde o período em que era deputado estadual”, disse Gabriel. “Sei da importância para a comunidade de Cruz Alta e do quanto irá beneficiar a educação do município e da região – ampliando, inclusive, sua capacidade de atendimento para até 2 mil alunos.”

A estrutura física da escola será completamente reformada e receberá uma ampliação por meio da construção de novos blocos, aumentando a capacidade de alunos atendidos e qualificando o espaço. A empresa vencedora da licitação foi a Valdeci Stiler & cia LTDA. A estimativa é de que a obra seja entregue no segundo semestre de 2025.

“Estamos muito felizes e esperamos que este momento seja um marco para uma nova fase na escola. A Margarida Pardelhas manteve ótimos resultados nos últimos anos e temos certeza de que toda a comunidade de Cruz Alta se beneficiará ainda mais das melhorias”, ressaltou Stefanie.

A área total de intervenção é de 8,06 mil m2, dos quais 6,4 mil m2 referem-se à reforma de espaços existentes e 1,6 mil m2 à construção de novos espaços. Após a assinatura do contrato, será emitida a ordem de início e a empresa vencedora da licitação terá até cinco dias úteis para começar os serviços.

“A educação estadual ganha com o reinício dessa obra que, com certeza, entregará uma escola acolhedora, moderna e que atenderá a todos os requisitos para uma educação inovadora, que olhe para o futuro”, afirmou Zilá.

Escola centenária

Local tradicional para a comunidade escolar de Cruz Alta, a Escola Margarida Pardelhas aguardava a obra de reconstrução e ampliação de sua estrutura há mais de dez anos. O nome da escola se dá em referência à professora Margarida Pardelhas, que teve entre seus alunos Erico Verissimo, símbolo da literatura do Estado. Referência na educação para o noroeste do Rio Grande do Sul, a escola completou 110 anos no dia 8 de março.

Texto: Ascom Seduc e Ascom SOP
Edição: Felipe Borges/Secom

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *