terça-feira , dezembro 3 2024

Abertas as inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

 Evento será realizado no dia 11 de março

A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realizarão no dia 11 de março, das 8h30min às 17h30min, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental que vai apontar sugestões e escolher delegados cruzaltenses para a 4ª Conferência Estadual de Saúde que acontece em Porto Alegre, nos dias 8, 9 e 10 de abril. O evento terá por local, o auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias.

Aberto a participação de todos os profissionais da área, e também da população em geral, as inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até o dia 09 de março, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc29irsNso3sue89nXobG_li8EpBpoW6tWv-cZZYwsyaNdLRA/viewform?usp=pp_url. O formulário também pode ser acessado no site da Prefeitura (https://cruzalta.atende.net/cidadao), na aba “I Conferência de Saúde Mental”.

No ato da inscrição, os interessados podem escolher, por ordem de prioridade, os eixos que desejam debater: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e após a pandemia.

Com o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde-SUS”, a Conferência tem como eixo principal: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

A Etapa Municipal tem por objetivo: Avaliar e discutir a situação de saúde da população no território; Analisar o resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde; Propor as diretrizes para formulação da política de saúde no âmbito municipal, regional, estadual e nacional; Eleger delegadas e delegados para a etapa Estadual da Conferência Nacional de Saúde e aprovar moções.

“Acreditamos que unidos fortalecemos nossas redes, serviços e uns aos outros, para que possamos construir um novo capítulo dessa história. Almejamos construir novos rumos para a saúde mental que queremos, através da garantia dos direitos humanos e sociais, do enfrentamento à mercantilização da vida, em uma sociedade livre de manicômios”, comenta a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen.

Dentre os assuntos que irão pautar a 1ª Conferência Municipal em Saúde Mental, estão: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e impactos na saúde mental da população, e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

 

PROGRAMAÇÃO:

8h – Credenciamento

8h30min- Abertura Oficial

9h30min – Aprovação Regimento Interno

9h40 min– Palestra Tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde – SUS”

10h20min – Coffee Break

10h40min – Apresentação Saúde Mental de Cruz Alta. Momento Cultural

12h às 13h20min – Intervalo do Almoço

13h30min – Trabalhos em Grupo nos Eixos Temáticos

15h – Plenária Final: Deliberações e Moções

15h30min – Coffee Break

16h30min – Escolha dos Delegados

17h – Momento Cultural

17h30min – Encerramento

Preparação para etapa nacional         
Assim como vai ocorrer na etapa municipal, a 4ª Conferência Estadual definirá propostas e escolherá delegados gaúchos para 5ª Conferência Nacional, a ser realizada na Capital Federal entre os dias 08 11 de novembro.

“A conferência é um marco, pois consiste, a partir da Constituição de 1988, em uma das principais ferramentas de participação popular e controle social conquistadas que permite a gestão democrática do Sistema Único de Saúde – SUS pela participação dos seus principais atores: população, gestão e profissionais de saúde”, finaliza Daura.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *