Uma capacitação sobre “Escuta Especializada” direcionada a profissionais da rede de saúde de Cruz Alta, foi realizada na tarde desta sexta-feira, 03, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ministrada pela Assistente Social da SMDS, Elisabete Martins, a abordagem foi voltada a metodologia implementada para a oitiva de crianças e adolescentes vítimas de violência. Afinal, profissionais de diferentes áreas que possuem contato com crianças e adolescentes em seu cotidiano, devem estar preparados para reconhecer os sinais de maus tratos e também fazer o acolhimento através de uma escuta protegida, saber ouvir e encaminhar, apurando na proteção.
A Escuta Especializada é um procedimento realizado pelas (os) profissionais que atuam na rede de proteção do município, com o objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados.
Caracteriza-se por ser uma relação de cuidado, acolhedora e não invasiva, para a qual se requer a disposição de escutar, respeitando-se o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento do desenvolvimento e, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimização e/ou violência institucional.