terça-feira , dezembro 3 2024

IBGE e Prefeitura de Cruz Alta pedem a colaboração da população para atender equipe do Censo 2022 em Cruz Alta

Maior dificuldade está no acesso aos prédios

Desde o dia 1º de agosto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza uma das maiores operações censitárias do mundo. O Censo Demográfico 2022 terá coleta de informações até o dia 31 de outubro e a coordenação local ressalta a importância da população receber os recenseadores devidamente identificados, nos domicílios para garantir a integridade do trabalho. Em Cruz Alta, milhares de residências serão visitadas. De acordo com o chefe da agência do IBGE no município, Thiago Strey Soares, a equipe de recenseadores vem apresentando dificuldades, em especial, ao acessar os prédios de nossa cidade.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país. Além de identificar a população por sexo e idade, o Censo hoje traz um questionário robusto, que segue rigorosamente as recomendações da ONU.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo. Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Todas as informações coletadas são confidenciais e protegidas por sigilo.

A pesquisa feita pelo IBGE é de suma importância para que os Governos e a iniciativa privada direcionem investimentos nos próximos anos. Por essa razão, é fundaental que toda a população participe do Censo Demográfico.

Além disso, cabe frisar que, além do recenseador, o supervisor poderá passar em alguns domicílios após a visita do recenseador. Por isso, é imprescindível que a população receba o supervisor com cordialidade, tendo em vista a garantia do bom andamento do Censo Demográfico.

“Contamos com a colaboração de toda a população da cidade ao responder o Censo. Por meio dele, retrata-se a condição atual do país, bem como, serve de base para a elaboração de um plano estratégico dos Governos. E lembrando que as informações coletadas servem apenas para cunho estatístico, isto é, os questionários individuais de cada morador são sigilosos e não poderão, em hipótese nenhuma, ser divulgados e/ou veiculados”.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *