domingo , abril 28 2024

Campanha “Fevereiro Laranja” alerta para importância de cadastrar doadores de medula óssea

.

No Fevereiro Laranja, que visa conscientizar a população sobre o combate à leucemia, o Hemocentro Regional de Cruz Alta intensifica a campanha para doação de medula óssea. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino. “Precisamos convencer as pessoas a se cadastrarem como doadoras de medula óssea”, comenta a Coordenadora do Hemocentro, Angélica Trentini.

O transplante de medula óssea é realizado em casos selecionados, principalmente nos pacientes que tem uma leucemia com marcadores de alto risco citogenético ao diagnóstico e reservado àqueles em que não apresentam uma resposta adequada à quimioterapia, sendo muitas vezes o único tratamento curativo. Por isso, a doação de medula óssea é muito importante.

Para se tornar doador, Angélica explica que é necessário realizar um cadastro no órgão que busca doadores no Brasil e nos registros estrangeiros, o chamado Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Também é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, estar com a saúde em bom estado geral, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não possuir diagnóstico oncológico, doenças hematológicas ou do sistema imunológico.

Ao fazer o cadastro, o doador faz a coleta de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade e o resultado fica arquivado no cadastro de medula óssea. Caso o doador seja compatível com algum paciente da lista de espera, ele será convidado a fazer a doação. “A cor laranja é a escolhida para simbolizar e chamar atenção para doença e a importância de se tornar um doador de medula óssea”.

A LEUCEMIA

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, com isso, os especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, mas deve incluir ainda exames de bioquímica, de coagulação, além de mielograma, imunofenotipagem e cariótipo, que são os exames de medula óssea.

Para se cadastrar, basta fazer o agendamento, através do telefone 3326 3168. O Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.  Ele está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

 

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *