Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde de forma integral, a Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo diversas atividades em alusão à campanha “Novembro Azul”. A mobilização em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
“Assim como a rede de saúde do município deu atenção ao Outubro Rosa, não está sendo diferente durante o Novembro Azul. Precisamos reforçar a importância da prevenção”, comenta a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen.
Conforme Daura, dentre as ações, está o turno estendido das 17h30 às 20h, conforme cronograma, em algumas Estratégias de Saúde da Família. Confira:
09/11 – ESF SANTA RITA / ESF PENHA
16/11 – ESF CENTRO / ESF ABEGAY / ESF TORÍBIO VERISSIMO
17/11 – ESF BOA PARADA / ESF VILA NOVA
21/11 – ESF SANTA TEREZINHA
22/11 – ESF ALVORADA
23/11 – ESF FATIMA / ESF SÃO GENARO
24/11 – ESF BRUM
30/11 – ESF SÃO JOSÉ / ESF BONINI
O objetivo, segundo a Secretária, é intensificar a oferta de consultas de enfermagem, consultas médicas, testagem rápida de HIV/aids, atendimento odontológico e rastreamento de exames PSA para homens com a faixa etária preconizada.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. São esperados 65.840 novos casos para este ano, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.
Daura salienta que nas ESFs é possível esclarecer as dúvidas sobre a doença, reconhecer os sinais de alerta e receber encaminhamento para a realização de exames de rastreamento. “Manter um estilo de vida saudável é uma das formas de prevenção, não só do câncer de próstata como de outras doenças”.
SOBRE O MOVIMENTO
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de trazer atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Em 2008, a campanha chegou ao Brasil pelas mãos do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, que tinha o mesmo objetivo.
A escolha do mês de novembro se dá pelo fato de que no dia 17 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta