sábado , abril 27 2024

Novembro Azul terá turno estendido em algumas ESFs

Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde de forma integral, a Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo diversas atividades em alusão à campanha “Novembro Azul”. A mobilização em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

“Assim como a rede de saúde do município deu atenção ao Outubro Rosa, não está sendo diferente durante o Novembro Azul. Precisamos reforçar a importância da prevenção”, comenta a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen.

Conforme Daura, dentre as ações, está o turno estendido das 17h30 às 20h, conforme cronograma, em algumas Estratégias de Saúde da Família. Confira:

09/11 – ESF SANTA RITA / ESF PENHA

16/11 – ESF CENTRO / ESF ABEGAY / ESF TORÍBIO VERISSIMO

17/11 –  ESF BOA PARADA / ESF VILA NOVA

21/11 – ESF SANTA TEREZINHA

22/11 – ESF ALVORADA

23/11 – ESF FATIMA / ESF SÃO GENARO

24/11 – ESF BRUM

30/11 – ESF SÃO JOSÉ / ESF BONINI

 

O objetivo, segundo a Secretária, é intensificar a oferta de consultas de enfermagem, consultas médicas, testagem rápida de HIV/aids, atendimento odontológico e rastreamento de exames PSA para homens com a faixa etária preconizada.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. São esperados 65.840 novos casos para este ano, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

Daura salienta que nas ESFs é possível esclarecer as dúvidas sobre a doença, reconhecer os sinais de alerta e receber encaminhamento para a realização de exames de rastreamento. “Manter um estilo de vida saudável é uma das formas de prevenção, não só do câncer de próstata como de outras doenças”.

SOBRE O MOVIMENTO

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de trazer atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Em 2008, a campanha chegou ao Brasil pelas mãos do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, que tinha o mesmo objetivo.

A escolha do mês de novembro se dá pelo fato de que no dia 17 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Iniciadas as obras de revitalização da Estação Rodoviária de Cruz Alta

No início de abril tiveram início as obras de reforma da Estação Rodoviária de Cruz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *