segunda-feira , abril 15 2024

Novembro Azul terá turno estendido em algumas ESFs

Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde de forma integral, a Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo diversas atividades em alusão à campanha “Novembro Azul”. A mobilização em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

“Assim como a rede de saúde do município deu atenção ao Outubro Rosa, não está sendo diferente durante o Novembro Azul. Precisamos reforçar a importância da prevenção”, comenta a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen.

Conforme Daura, dentre as ações, está o turno estendido das 17h30 às 20h, conforme cronograma, em algumas Estratégias de Saúde da Família. Confira:

09/11 – ESF SANTA RITA / ESF PENHA

16/11 – ESF CENTRO / ESF ABEGAY / ESF TORÍBIO VERISSIMO

17/11 –  ESF BOA PARADA / ESF VILA NOVA

21/11 – ESF SANTA TEREZINHA

22/11 – ESF ALVORADA

23/11 – ESF FATIMA / ESF SÃO GENARO

24/11 – ESF BRUM

30/11 – ESF SÃO JOSÉ / ESF BONINI

 

O objetivo, segundo a Secretária, é intensificar a oferta de consultas de enfermagem, consultas médicas, testagem rápida de HIV/aids, atendimento odontológico e rastreamento de exames PSA para homens com a faixa etária preconizada.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. São esperados 65.840 novos casos para este ano, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

Daura salienta que nas ESFs é possível esclarecer as dúvidas sobre a doença, reconhecer os sinais de alerta e receber encaminhamento para a realização de exames de rastreamento. “Manter um estilo de vida saudável é uma das formas de prevenção, não só do câncer de próstata como de outras doenças”.

SOBRE O MOVIMENTO

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de trazer atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Em 2008, a campanha chegou ao Brasil pelas mãos do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, que tinha o mesmo objetivo.

A escolha do mês de novembro se dá pelo fato de que no dia 17 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Verifique também

Viralizou em Cruz Alta vídeo de Brigadianos agredindo homem

No início da tarde desta terça-feira (09), viralizou nas redes sociais de Cruz Alta dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *