A Escola Municipal Frederico Baiocchi foi escolhida para se tornar uma instituição Cívico-Militar
Em reunião no fim da manhã dessa sexta-feira, 28, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, acompanhada do Vice-Prefeito Luciano Ardenghi, do Secretário Municipal de Educação, Moacir Marchesan Junior e do Diretor da Assembleia Legislativa, Rafael Braga, anunciaram a conquista de uma Escola Cívico-Militar para Cruz Alta.
“Ter uma escola cívico-militar é um anseio da nossa comunidade desde que o programa foi lançado no Rio Grande do Sul. Corremos atrás e hoje esse projeto está se concretizando. Sabemos da necessidade de investimentos em educação e o município, com a nova administração, não tem medido esforços para buscar melhorias para o ensino e as escolas da nossa cidade’’. Pontuou a Prefeita Dra Paula.
Para o Diretor da Assembleia Legislativa e Primeiro Cavalheiro, Rafael Braga, essa conquista mostra que a gestão está comprometida em resgatar conquistas que foram deixas de lado pela última administração. ‘’Desde o começo da gestão fomos atrás do tempo perdido, pois víamos municípios da região conquistarem esse benefício e Cruz Alta perdendo a chance de avançar na educação”.
O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa da Secretaria de Educação do RS, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e com os municípios na forma do Termo de Cooperação nº 161/2020, que apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e apoio de policiais militares da reserva como monitores. A prefeitura vai disponibilizar uniforme para todos os estudantes.
“É uma honra receber um programa como este, em que os alunos terão outros conhecimentos, não só os cognitivos, mas também o civismo. E dizer que a escola não perderá sua identidade pedagógica que é desempenhada pela direção, essa é sim uma contribuição para consolidar uma educação de qualidade”. Comentou o Secretário de Educação, Moacir Marchesan Junior.
O modelo de escola cívico-militar será apresentado em uma audiência pública marcada para este sábado, 29, das 14h às 17h, nas dependências da escola Frederico Baiocchi. Terão direito ao voto a direção, professores, servidores e pais dos alunos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta