Um trabalho conjunto da prefeitura de Cruz Alta, da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, tem levado água para as comunidades rurais afetadas pela forte estiagem que atinge o estado do Rio Grande do Sul, provocando prejuízos na produção agrícola e o desabastecimento de água em localidades no interior do município. A operação, mantida com recursos próprios da prefeitura, é uma estratégia do governo municipal para minimizar os efeitos da estiagem e levar água potável as comunidades.
Na tarde desta quinta-feira, 03, a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto e o coordenador adjunto da Defesa Civil, João Gabriel, percorreram as comunidades do interior do município para acompanhar os serviços desenvolvidos pela defesa civil no monitoramento das áreas críticas e no abastecimento de água potável. A localidade do Passo dos Alemães foi um dos locais visitados pela chefa do poder executivo.
Para a prefeita Dra. Paula, levar água para quem mais precisa é um dever social da gestão. “Neste período difícil em que o estado enfrenta com o longo período de estiagem e com a falta de chuva, nosso compromisso se torna ainda mais importante e necessário para auxiliar as famílias. Além de afetar o abastecimento de água potável e o bem-estar animal, a falta de chuvas também tem comprometido plantações do município. As culturas do milho e da soja são as mais afetadas pela estiagem e a quebra na produtividade ainda será dimensionada. Quando o caminhão pipa chega às comunidades e propriedades, as famílias sentem um clima de alívio. Por meio deste trabalho conjunto, o Exército Brasileiro também tem sido um importante parceiro do município nesta importante ação social em benefício das famílias que mais necessitam neste momento”, concluiu a prefeita.
“Se não fosse o auxílio que estamos recebendo do município, da defesa civil e do Exército neste difícil momento, não teríamos água potável para o consumo humano. Essa ação é muito importante para nós, tendo em vista o período de estiagem que afeta diretamente nossas reservas de água. O nosso poço já esta com uma vazão baixa e o açude também já está quase seco. Esperamos que a chuva venha logo para amenizar essa situação”, destacou o senhor Arnaldo Amarante de Melo, morador da localidade do Passo dos Alemães.
fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta